Escolas coreanas: Conheça algumas curiosidades do ensino na Coreia do Sul
Na Coreia do Sul existem algumas regras e dinâmicas muito diferentes das escolas brasileiras, o que muitas pessoas acham interessante.
As escolas coreanas até possuem algumas coisas semelhantes às escolas brasileiras, como as duas férias durante o ano letivo. Além disso, alguns conteúdos programáticos podem ser parecidos, como o ensino do inglês, história e matemática. Entretanto, como é de se imaginar, existem diferenças inegáveis entre os dois modelos educacionais. Por exemplo, grande parte das escolas coreanas são de período integral, ao passo que no Brasil essa ideia ainda está no começo.
Leia mais: O segredo da educação da Finlândia: Ensino se destaca pela qualidade e inclusão.
Além disso, há uma série de regras nas instituições coreanas que se diferenciam dos nossos pré-requisitos para estar na escola. Por isso, se você tiver curiosidade sobre as escolas na Coreia do Sul, confira aqui algumas regras bem diferentes.
Curiosidades sobre escolas na Coreia do Sul
- Uniforme escolar na Coreia do Sul
Um dos itens que mais chama a atenção dos alunos brasileiros e os fazem sonhar com as escolas sul-coreanas é realmente o uso de uniformes escolares. No entanto, essa vestimenta pode ser bem diferente do que vemos nos filmes e séries da Coreia do Sul.
Por exemplo, saias e shorts curtos não são permitidos, como é normalmente retratado nessas produções. Mas um ponto positivo é que os uniformes escolares são apenas obrigatórios enquanto os estudantes estão no “Middle School”, que é como nosso ensino fundamental.
- Não usar sapatos dentro das escolas
Os países asiáticos tendem a estar muito atentos a questões de higiene básica. É por isso que os alunos não podem usar os sapatos dentro da escola. Sendo assim, dentro dos domínios da escola, os estudantes usam sapatos especiais que mais parecem pantufas.
- Alunos limpam a escola
Por serem muito rigorosos com relação ao atraso e ao respeito com os demais colegas e professores, as escolas coreanas podem aplicar certas punições. Portanto, caso o aluno desobedeça alguma das regras, ele receberá uma advertência, uma suspensão ou até mesmo ter que limpar a sala quando as aulas acabarem.
Dessa forma, podemos ver que as escolas coreanas podem ser bem mais complexas do que imaginamos e diferentes das que temos no Brasil. Se você gostou de saber sobre essas curiosidades, não esqueça de compartilhar essa matéria com os amigos que adoram saber de fatos inusitados!
Comentários estão fechados.