Conheça as diferenças entre o Enem impresso e digital
Visto que as provas possuem formatos distintos, elas terão suas diferenças também, como o limite de inscritos, o perfil dos candidatos e o modo de aplicação.
A realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2022 contará novamente com a aplicação da sua versão digital. A aplicação da prova ocorrerá nos dias 13 e 20 de novembro. Visto que as provas possuem formatos distintos, elas terão suas diferenças também, como o limite de inscritos, o perfil dos candidatos e o modo de aplicação.
Leia também: Saiba o que você pode fazer com sua nota do Enem 2022
Em comum, as duas possuem 180 questões ao todo, mais uma redação, e serão compostas por 45 questões objetivas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 45 de Ciências Humanas, 45 de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Qual a diferença entre o ENEM digital e impresso?
A principal diferença entre as duas provas está na forma de aplicação. Ao passo que a versão impressa necessita que os estudantes façam a marcação do gabarito nas provas com caneta esferográfica preta, a prova digital é preenchida por meio do computador.
Ademais, as provas poderão ser realizadas em datas distintas. No ano passado, a versão impressa teve sua aplicação nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, enquanto a versão digital foi aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
Outra diferença é que a inscrição para o Enem digital só pode ser realizada por um público limitado, ao passo que a inscrição para o Enem impresso pode ser realizada por todos.
Como funciona o ENEM digital?
Na versão digital, a prova tem sua aplicação realizada por computadores e os gabaritos são preenchidos digitalmente. As provas digitais podem ainda ganhar ferramentas audiovisuais como vídeos, infográficos, jogos e outros recursos dessa natureza.
Entretanto, segue a mesma política de aplicação, com 180 questões mais uma redação e divididas em dois dias, sendo que durante a aplicação da prova não é possível acessar à internet.
Quem pode fazer o ENEM digital ou impresso em 2022?
- Impresso:
A versão impressa é a clássica, que não apresenta nenhuma restrição de inscrição, e qualquer indivíduo, ainda que não tenha completado o ensino médio, poderá efetuar a inscrição. A única exigência para efetuar a prova é que o cidadão possua um CPF.
- Digital:
A versão digital possui um limite para se inscrever, visto que depois que é atingido o número máximo de vagas disponíveis, não é mais possível se inscrever para realizar a prova. Segundo as informações do portal PreparaEnem, as primeiras duas edições digitais contaram com uma oferta de 101.100 vagas.
Comentários estão fechados.