Conheça as graves consequências de perder o prazo da declaração do IR

As consequências podem ser cruciais para o cidadão, pois impossibilitam o uso de cartão de crédito, viagens para fora do país e muito mais.

Pessoas que tiveram rendimentos tributáveis de valor igual ou superior a R$ 28.559,70 em todo o ano de 2021 devem declarar o Imposto de Renda. E isso deve ser feito dentro do prazo, que vai até o dia 29 de abril, para evitar multas e outras consequências. Isso porque a declaração é um ato que demonstra que você está regularizado em relação à Receita Federal. Porém, se você não se atentou, saiba aqui o que fazer se perder prazo da declaração do IR. Mas, antes, vamos entender quais serão as desvantagens que você terá.

Leia mais: Imposto de Renda e Criptomoeda: Saiba como declarar esse ativo

Consequências

A consequência mais comum é a multa por atraso que é de, no mínimo, R$ 165,74. Porém, esse valor pode chegar a até 20% do valor do imposto devido, já que aumenta em 1% a partir do primeiro mês de atraso. Ou seja, quem pagar o imposto apenas em maio, irá pagar um valor de multa maior do que quem paga em abril com atraso.

Porém, a consequência mais drástica é a suspensão do seu CPF, de modo que o mesmo apresentará a mensagem de “Pendente de Regularização”. Assim, estarão também suspensas as viagens internacionais, emissões de passaporte, de carteira de trabalho, compras em cartão de crédito e realização de matrícula em instituições de ensino superior.

Sem falar que o atraso na declaração pode mover uma investigação mais minuciosa às suas atividades financeiras. Com isso, muitos caem na famosa “malha fina” e tem esquemas de sonegação de impostos e fraudes fiscais descobertos nesse momento.

O que fazer se perder a data?

Nesse caso, será necessário realizar o pagamento, mesmo que com atraso. Porém, como você já viu, isso implica num valor adicional da multa por atraso. E vale ressaltar que, com o passar do tempo, essa multa pode aumentar muito.

Mas, com o pagamento da dívida, o seu nome sai das restrições por conta do atraso, de modo que você poderá voltar a usar o seu CPF normalmente e todos os demais serviços que precisam dele. Portanto, vale muito a pena regularizar a sua situação com a Receita Federal.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More