Conheça e entenda como funciona o golpe da 'falsa central de atendimento'; proteja-se

Pessoas de todo Brasil estão relatando terem caído na nessa modalidade de golpe. Para isso, a prática criminosa já tem uma nova abordagem. Confira!

O golpe da falsa central de atendimento continua sendo um caminho para que criminosos acessem seus dados bancários e documentos.

Por isso, é muito importante estar atento a todos os contatos telefônicos e e-mails recebidos de instituições financeiras e empresas.

Provavelmente, você também recebe inúmeras ligações de centrais de atendimento que oferecem produtos, vantagens e serviços. Contudo, criminosos aproveitam dessa prática comercial para enganar pessoas.

Eles se identificam como atendentes de banco ou de empresas para solicitar algumas informações de cadastro ou auxiliar no desbloqueio da conta.

Devido à conversa cordial e às informações fornecidas pelos golpistas, muitas vítimas acabam confiando na ligação e compartilhando seus dados pessoais.

Essa prática criminosa é muito comum, e, por esse motivo, é necessário se proteger conhecendo as principais táticas do golpe da falsa central de atendimento. Confira aqui!

O que é o golpe da falsa central de atendimento?

Em primeiro lugar, vale ressaltar que os métodos de contato utilizados no golpe da falsa central de atendimento são muito organizados e podem ocorrer via ligação telefônica, SMS, WhatsApp e e-mail.

No caso da ligação telefônica, a fraude acontece quando o criminoso entra em contato por meio de um número desconhecido e finge ser um atendente da instituição financeira.

Quando a vítima atende, eles explicam que a conta dela foi bloqueada por conta de uma movimentação estranha. Por esse motivo, ela precisa confirmar alguns dados pessoais.

Em algumas tentativas, eles solicitam que a vítima realize movimentações na conta, como transferências e depósitos, para que a conta possa ser liberada novamente.

(Imagem: Freepik/Reprodução)

Nova abordagem do golpe da falsa central de atendimento

Em junho, policiais da cidade de Rio Verde, Goiás, informaram sobre uma nova tática: os golpistas se passam por policiais e entram em contato com as vítimas.

A reportagem do portal G1 divulgou que, durante o contato, os criminosos avisam que os documentos da pessoa foram furtados.

“Eles informam que, ao mesmo tempo em que a vítima deve procurar a delegacia, ela também deve ligar para uma falsa central de atendimento. Passam um número que vai direcionar a vítima para esse mesmo grupo de criminosos. A vítima, então, liga e passa informações confidenciais, inclusive a senha de acesso ao banco”, explicou o delegado Danilo Fabiano, que investiga o caso.

Além das ligações, o furto de dados também acontece por meio de uma técnica chamada phishing. É uma estratégia ilegal utilizada para obter informações pessoais, como senhas, números de documentos ou de cartões de crédito.

Como se proteger do golpe da falsa central de atendimento?

Esse tipo de crime ainda circula e faz novas vítimas pelo Brasil. Por essa razão, é necessário adotar algumas medidas de prevenção, como:

  • Desconfiar de ligações desconhecidas;

  • Não compartilhar dados pessoais;

  • Entrar em contato diretamente com o seu banco;

  • Confirmar a autenticidade das solicitações nos aplicativos oficiais;

  • Usar a autenticação de dois fatores no smartphone.

Tais medidas simples já garantem mais segurança durante uma abordagem suspeita e protegem seus dados contra furtos e ações criminosas, como o golpe da falsa central de atendimento.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.