Conheça esse monstro pré-histórico que sobreviveu a uma extinção em massa

Em sua época, este animal conseguiu sobreviver a um evento na Terra que levou muitas outras criaturas à extinção. Ainda assim foi extinto, descubra por quê.

Pesquisadores descobriram que esse “monstro” conseguiu sobreviver a uma extinção em massa. A subordem Gorgonapsida foi um grupo de animais que precederam os mamíferos. Novos fósseis encontrados indicam que eles viveram mais que o esperado para esse tipo de espécie.

Clado morto-vivo

Segundo estudos, esse grupo de animal deveria ter sido extinto há muito, mas conseguiram viver além do previsto. No final do período Permiano, cerca de 250 milhões de anos atrás, a biodiversidade do planeta passou por mudanças que levaram à extinção de praticamente 90% das raças que aqui habitavam. O fato ocorreu por uma mudança principalmente no ambiente, que modificou bastante em pouco tempo, o que levou a uma catástrofe global. Até então, cientistas acreditavam que os Gorgonopsida haviam sido extintos justamente durante essa catástrofe.

Porém, em descobertas recentes mediante a descoberta de novos fósseis, as opiniões dos pesquisadores podem ter mudado. Os fósseis encontrados na Bacia de Karoo, na África do Sul, mostram que esse grupo conseguiu sobreviver até o período Triássico. A pesquisa apresentada leva a acreditar que esses monstros, mesmo após conseguirem sobreviver à extinção em massa, sofreram consequências que levaram ao seu extermínio mesmo após muitos anos.

Fadado à extinção

Apesar de terem sobrevivido à extinção de sua época, a linhagem do grupo enfraqueceu com o passar do tempo e o fim delas levou à sua extinção, mesmo que tardiamente. Esse fenômeno é chamado de débito de extinção e ocorre por conta de mudanças paulatinas nos ecossistemas da espécie.

Essas extinções levam cerca de milhões de anos, mas esse grupo foi capaz de sobreviver por mais tempo. Por conta dessa mudança de ambiente e mudanças de seres vivos que viviam na Terra, eles começaram a ser cobrados por essa “sobrevida” sendo levados à extinção mesmo assim.

Esses monstros faziam parte da classe Synapsida e posteriormente se adaptaram, de modo a dar origem aos mamíferos modernos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.