Conheça mais sobre o futuro das escolas: programa bilíngue

As escolas com ensino de língua estrangeira vêm crescendo significativamente nos últimos anos, entenda mais sobre programa bilíngue:

Colégios que se adaptaram ao programa bilíngue registraram um aumento significativo no aprendizado da língua estrangeira pelos estudantes. Isso é reflexo da facilidade das crianças de aprenderem, como também do trabalho constante com o outro idioma.

Nesse sentido, houve um aumento de 10% de adesão das escolas a esse programa e podemos associar dois fatores a isso:

  • Cada vez mais os pais estão procurando escolas que ensinem uma segunda língua, pois eles pensam no desenvolvimento dos seus filhos. Sabem que é necessário saber falar outros idiomas, sendo também um diferencial para a futura carreira deles;
  • Com a introdução cada vez mais precoce das crianças na internet, elas descobrem desenhos e outros conteúdos em uma língua diferente da sua e se mostram interessadas em compreender o que está sendo dito.

Para se ter uma ideia, somente em São Paulo, o número de alunos nessas instituições avançou bastante: de 2.800 a 4.600 matriculados.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Brasil possui cerca de 40 mil escolas privadas e 1,2 mil aplicam o programa bilíngue.

Quais as características deste método

Segundo a Organização das Escolas Bilíngues de São Paulo (OEBI) são bilíngues os colégios que dedicam – no mínimo – 75% da sua carga horária em outra língua, no caso do ensino fundamental, e 25% no ensino médio.

O grande diferencial desta forma de aprendizado é, sem dúvidas, a imersão da criança ou adolescente na língua estrangeira. Afinal, não apenas é ensinado a gramática e conversação em outro idioma, mas também trabalham a aplicação dele no dia a dia.

Para isso, outros assuntos escolares são na segunda língua, tornando o aluno capaz de entender e se comunicar sobre esses temas através da imersão do aprendizado. Isso o estimula de uma forma singular e é considerado um dos grandes motivos do sucesso desse projeto.

Portanto, podemos afirmar que cada pessoa tem seu tempo quando falamos sobre aprender uma linguagem nova, mas é possível assegurar que quando temos a presença do outro idioma no cotidiano é certo que o conhecimento será mais sólido.

Então, gostou desse conteúdo e quer ler mais textos como esse? Basta clicar aqui!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More