Conheça mais sobre o futuro das escolas: programa bilíngue

As escolas com ensino de língua estrangeira vêm crescendo significativamente nos últimos anos, entenda mais sobre programa bilíngue:

Colégios que se adaptaram ao programa bilíngue registraram um aumento significativo no aprendizado da língua estrangeira pelos estudantes. Isso é reflexo da facilidade das crianças de aprenderem, como também do trabalho constante com o outro idioma.

Nesse sentido, houve um aumento de 10% de adesão das escolas a esse programa e podemos associar dois fatores a isso:

  • Cada vez mais os pais estão procurando escolas que ensinem uma segunda língua, pois eles pensam no desenvolvimento dos seus filhos. Sabem que é necessário saber falar outros idiomas, sendo também um diferencial para a futura carreira deles;
  • Com a introdução cada vez mais precoce das crianças na internet, elas descobrem desenhos e outros conteúdos em uma língua diferente da sua e se mostram interessadas em compreender o que está sendo dito.

Para se ter uma ideia, somente em São Paulo, o número de alunos nessas instituições avançou bastante: de 2.800 a 4.600 matriculados.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Brasil possui cerca de 40 mil escolas privadas e 1,2 mil aplicam o programa bilíngue.

Quais as características deste método

Segundo a Organização das Escolas Bilíngues de São Paulo (OEBI) são bilíngues os colégios que dedicam – no mínimo – 75% da sua carga horária em outra língua, no caso do ensino fundamental, e 25% no ensino médio.

O grande diferencial desta forma de aprendizado é, sem dúvidas, a imersão da criança ou adolescente na língua estrangeira. Afinal, não apenas é ensinado a gramática e conversação em outro idioma, mas também trabalham a aplicação dele no dia a dia.

Para isso, outros assuntos escolares são na segunda língua, tornando o aluno capaz de entender e se comunicar sobre esses temas através da imersão do aprendizado. Isso o estimula de uma forma singular e é considerado um dos grandes motivos do sucesso desse projeto.

Portanto, podemos afirmar que cada pessoa tem seu tempo quando falamos sobre aprender uma linguagem nova, mas é possível assegurar que quando temos a presença do outro idioma no cotidiano é certo que o conhecimento será mais sólido.

Então, gostou desse conteúdo e quer ler mais textos como esse? Basta clicar aqui!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.