Conheça o lado negativo da psicologia positiva
Alguns efeitos negativos podem ser sentidos na abordagem da psicologia positiva
O campo da psiquiatria, que emprega métodos médicos e biológicos para tratar transtornos mentais, superou em muito o da psicoterapia, que se baseava em abordagens não biológicas como discussão e aconselhamento. Como resultado, os psicólogos têm buscado superar novos desafios. Uma abordagem comum é concentrar-se em aumentar a felicidade de pessoas mentalmente saudáveis, em vez de aliviar seu sofrimento e trauma mental.
Nesse sentido, confira mais detalhes sobre os efeitos negativos da psicologia positiva.
Leia mais: Figura que você enxerga primeiro pode indicar a sua linguagem do amor
Quais são os efeitos da psicologia positiva?
A abordagem de focar no aumento da felicidade das pessoas pode ser vista como um componente conhecido como “psicologia positiva”, que recentemente se expandiu para incluir não apenas psicólogos, mas também assistentes sociais, coaches de vida e terapeutas modernos. No entanto, as evidências sugerem que a abordagem pode ter um lado sombrio.
Os psicólogos positivos nos aconselham a aproveitar ao máximo o dia e o presente. Fazer isso nos ajuda a ser mais positivos e evitar os três estados emocionais mais perigosos, conhecidos como emoções RAW: remorso, raiva e preocupação. Em última análise, essa estratégia desaconselha o foco excessivo no arrependimento e na ansiedade do passado ou nas preocupações com o futuro.
Aparentemente uma tarefa simples. No entanto, a psicologia humana foi geneticamente programada para viver tanto no presente quanto no passado. Outras espécies têm instintos e mecanismos de sobrevivência, mas a sobrevivência humana depende fortemente de conhecimento e planejamento. Você não pode aprender sem experimentar o passado e não pode planejar sem experimentar o futuro. Por isso, focar somente no lado positivo das coisas e negligenciar as emoções tidas como “ruins” pode gerar efeitos negativos no ser humano.
Comentários estão fechados.