Saiba qual é o país que mais produz e fornece feijão preto no mundo
O feijão preto é um ingrediente comum em muitas regiões do mundo, por isso existe uma produção em larga escala desse alimento.
Segundo dados históricos, o cultivo do feijão preto existe há muitos anos. É possível estimar que o cultivo e a agricultura existem há mais de 24.000 anos. Dessa forma, a revista ScienceDirect estima que cerca de 60% da produção dos principais insumos alimentícios surgiram nas Américas. Porém, existe um local responsável por ser o país com maior produção de feijão preto.
Leia agora e fique por dentro dessa novidade.
Leia mais: Feijão preto tem alta na produção e os preços devem baixar
Entenda porque existe um país com maior produção de feijão preto no mundo
Além de possibilitar o preparo de muitas receitas, o feijão preto faz parte da alimentação da maioria dos brasileiros. Leia e entenda um pouco mais.
- Descubra qual país é o maior produtor de feijão preto
Apesar de existirem outros locais de produção, hoje o feijão preto ainda é predominantemente produzido na América do Sul, especificamente no Brasil. O The Western Producer aponta que o país produziu cerca de 438.240 toneladas de feijão preto em 2021.
Além de ser o maior produtor de feijão do mundo, os brasileiros também são considerados os maiores consumidores desse produto. Isso ocorre principalmente porque o feijão faz parte da culinária brasileira e compõe pratos tradicionais, como, por exemplo, a feijoada.
- Conheça os estados do Brasil que mais produzem feijão preto
Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), os estados com maior produção de feijão no Brasil são: Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Bahia. Já em relação ao consumo, a CONAB relata que está a ligado à sazonalidade e apresenta queda entre dezembro e fevereiro.
Em contrapartida, o CONAB estima que a safra 2021/2022 deve ser de 619,3 mil toneladas. Além de que, o consumo médio de feijão preto no Brasil é em torno de 520 mil toneladas por ano.
Benefícios do consumo de feijão preto
O feijão preto pertence ao grupo alimentar das leguminosas. Em relação à sua composição nutricional, possui alto teor de fibras, proteínas e vitaminas, além de poder ser utilizado em diversas preparações, como sopas, ensopados e feijoadas. No Brasil, é muito comum seu consumo junto com arroz no almoço.
Comentários estão fechados.