IA projeta tratamento para calvície e funciona melhor que testosterona ou Minoxidil
Inteligência Artificial ajuda a desenvolver um tratamento realmente eficaz para a calvície.
Com sintomas que começam aparecer entre os 17 anos e os 23 anos, a calvície é um pesadelo para muitos homens e algumas mulheres, podendo possuir causas hereditárias. Muitas pessoas recorrem a tratamentos com testosterona ou Minoxidil, porém cientistas começam a testar a Inteligência Artificial para inibir as espécies reativas de oxigênio que causam a queda no couro cabeludo. Os testes que começaram com adesivos de microagulhas em camundongos já apresentam resultados.
Leia mais: Alimentação e calvície: Conheça os alimentos que intensificam a queda de cabelo
A esperança contra a Calvície
Temida e indesejada, muitas pessoas gastam fortunas para lutar contra a Alopecia androgênica.
O que é Calvície?
Calvície ou Alopécia androgênica, é correlacionada com o hormônio da testosterona, por isso é um problema que preocupa mais os homens, onde a presença do hormônio é maior, entretanto suas causas podem ser apenas por herança genética, fazendo com que assim, espécies reativas de oxigênio causem desequilíbrio nas enzimas do corpo e consequentemente, aconteça a queda acelerada e definitiva dos fios capilares.
A calvície apesar de não afetar a saúde do corpo, pode afetar a autoestima, seus primeiros sinais ocorrem cedo, por volta dos 17 a 23 anos, nos homens, começando pela queda de cabelo na testa, formando as famosas “entradas”, em seguida a queda vai para o topo da cabeça, até sobrar apenas as laterais e a parte de trás do cabelo, que vai caindo em menor velocidade.
Para as mulheres é muito comum presenciar a calvície na menopausa, os fios permanecem, porém, o cabelo fica vazio e algumas vezes é possível ficar aparente o couro cabeludo.
Tratamento com Inteligência Artificial
Recentemente pesquisadores criaram imitadores de superóxido dismutase, que são enzimas responsáveis por inibir as espécies reativas de oxigênio no couro cabeludo, porém a imitação não foi eficaz e a eliminação não ocorreu como desejado, por isso os pesquisadores se juntaram para que com o auxílio de uma Inteligência Artificial fosse possível construir uma enzima melhor para o tratamento.
Para isso, foi construído um adesivo de microagulhas MnPS e utilizou-se de camundongos calvos para testes. Após alguns dias os testes já mostraram resultados, os animais que utilizaram o adesivo apresentaram mais crescimento e fios mais grossos do que os animais que utilizaram minoxidil ou testosterona.
Como se manter livre da calvície
Sem cura milagrosa e tratamentos caros, se a calvície te preocupa é bom aderir alguns hábitos que podem te ajudar. São eles:
- Evite cigarros;
- Mantenha seus cabelos limpos;
- Possua uma alimentação equilibrada;
- Evite anabolizantes;
- Fique atento aos sinais caso ela apareça.
Comentários estão fechados.