Conheça os 4 principais alérgenos alimentares que existem

Confira essa lista e fique de olho, pois você pode ter alergia a algum deles.

Você já sentiu um desconforto intestinal ou até passou mal depois de comer algum tipo de alimento? Se sim, saiba que aquele pode ser um alérgeno alimentar.

Temos que dizer, de antemão, que nem todas as pessoas possuem algum tipo de alergia alimentar. Porém, existem alguns alimentos que possuem um alto grau de rejeição, provocando distúrbios digestivos em muitas pessoas.

Abaixo, apontamos quatro dos principais grupos de alérgenos alimentares que existem. Falamos um pouco mais sobre essas comidas logo abaixo, indicando os sintomas de intoxicação e o que fazer para evitar essa reação.

Algumas oleaginosas

(Imagem: divulgação)

As nutritivas oleaginosas, como nozes, castanhas do Pará e de cajú, amêndoas, amendoim e outras, também figuram entre os principais alérgenos alimentares que existem.

Em comparação com famosos intoxicantes, como o glúten e a lactose, dos quais falamos abaixo, esses alimentos são bem menos inofensivos.

Porém, muitas pessoas podem apresentar desconfortos digestivos e hepáticos ao consumir as oleaginosas, principalmente se em excesso. Para aplacar esses sinais negativos, basta evitar consumi-las ou comê-las além da conta.

Alguns peixes e frutos do mar

Prato feito à base de camarão. (Imagem: divulgação)

Outros alimentos extremamente nutritivos e importantes para o organismo, mas que podem representar um problema para a saúde de algumas pessoas, são os peixes e frutos do mar.

E vale ressaltar que diferente dos outros componentes da nossa lista, esses alimentos podem causar intoxicações graves.

Enquanto a intoxicação por oleaginosas causa dores de barriga, por exemplo, a intoxicação por camarão e por alguns tipos de peixe pode levar a pessoa a ter falta de ar, taquicardia, queda de pressão, vermelhidão na pele, inchaço nas mucosas e outros sintomas.

Por esse motivo, esteja muito atento ao seu corpo e busque saber se é alérgico a algum fruto do mar, como:

  • Moluscos (lula, polvo, ostras, etc);

  • Crustáceos (camarão, lagosta, etc);

  • Peixes de água salgada (atum, salmão, cavala, baiacu, etc);

  • Peixes de água doce (tucunaré, tilápia, robalo, etc);

  • Entre outros.

Vale destacar alguns frutos do mar que causam intoxicação alimentar mais comumente e com mais alto índice de gravidade, como baiacu, ostra, salmão e camarão, que já citamos antes. Fique bastante atento!

Glúten

(Imagem: divulgação)

O glúten é uma proteína tida como um dos principais, se não o principal alérgeno alimentar que existe. Ele é encontrado em alimentos como trigo, aveia, centeio e outros grãos que compõem farinhas, pães e outros alimentos tradicionais.

Os principais sintomas da intoxicação alimentar por glúten são dores no estômago, diarreia forte, surgimento de aftas na boca, além do excesso de flatulências e arrotos.

É correto afirmar que a melhor forma de evitar a intoxicação por glúten é evitando alimentos que o contenham. Portanto, se você já identificou ou vier a identificar a rejeição ao glúten, opte por comer pães e farinhas à base de arroz, mandioca, e coco, por exemplo.

Além disso, suplemente a sua alimentação com outros alimentos naturais que equilibrem o organismo e substituam o glúten, que apesar de ser alérgico para algumas pessoas traz muitos benefícios para o corpo humano.

Leite e seus derivados

(Imagem: divulgação)

Para finalizar a nossa lista, queremos falar da famosa intolerância à lactose, que é a alergia ao leite e seus derivados.

Esse problema está presente em um grande número de pessoas e é proveniente da incapacidade que alguns organismos têm de produzir uma enzima chamada lactase.

Essa enzima é a responsável por digerir o açúcar contido no leite, que é a lactose, o que provoca um efeito em cadeira de indigestão e desconforto.

Assim, entre os principais sintomas da intolerância à lactose estão as clássicas dores de barriga e diarreia, além de dores pelo corpo, ânsia de vômito e outros.

Se você é intolerante à lactose, sentimos te dizer, mas você terá que abandonar todos os alimentos que sejam compostos por leite, o que inclui sorvetes, bolos, iogurtes e outras comidas apetitosas.

Por outro lado, hoje em dia existem muitos alimentos do tipo que são feitos com zero lactose, para alegria dos intolerantes.

Eu tenho alergia a um dos alimentos citados, e agora?

Se ao ler o nosso artigo você se deu conta de que possivelmente tem alergia a algum dos alimentos citados, pare de consumi-lo imediatamente. Se tem alguma dúvida, comece a investigar para entender de fato o que está acontecendo.

De toda forma, conte com a ajuda de médicos como nutricionistas e alergologistas, que são especialistas em alimentação e alergias, respectivamente.

Ao notar qualquer sintoma de intoxicação alimentar durante ou depois de uma refeição, procure um pronto socorro mais próximo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.