Conheça os benefícios do macarrão al dente para a saúde

O macarrão no ponto al dente pode ser muito bom para o organismo. Entenda!

É muito provável que você já tenha ouvido alguém dizer que comer o macarrão al dente é melhor por ser mais saudável, mas talvez não soubesse o porquê. Contudo, nem sempre foi assim na Itália, onde o macarrão foi criado.

Era costume fervê-lo o suficiente para fazê-lo se sentir macio, até que os napolitanos, criadores de muitas receitas italianas icônicas (incluindo a pizza), decidiram que era melhor preparar a massa “al dente”, ou seja, um pouco menos cozida que o normal. O motivo era apenas culinário, embora também possa ser mais saudável assim. Veja mais sobre os benefícios do macarrão al dente para o nosso organismo.

Leia mais: Mais da metade das pessoas preferem usar ESTA marca de macarrão

Saiba do que é feito o macarrão e o efeito da massa al dente

O macarrão agora é feito a partir de uma variedade de fontes, incluindo leguminosas, mas a mais comercializada ainda é a massa refinada, que é feita de sêmola de trigo duro. Ela é composta principalmente por mais de 70% de carboidratos (amido) e 12% de proteína.

Na realidade, a sêmola de massa refinada contém apenas a metade interna do trigo, como a casca ou farelo (substância dura e fibrosa que envolve o grão do trigo) e o gérmen (o caroço do grão, rico em antioxidantes, vitaminas e minerais) são separados.

Nesse sentido, um dos grandes efeitos da massa al dente é que ela ajuda a diminuir a velocidade da entrada da glicose no intestino. Esse efeito é importante para a saúde pelos motivos que listaremos a seguir.

Quais os benefícios de comer macarrão al dente?

Um dos principais efeitos é que ele ajuda a evitar picos de glicose no sangue. E isso é benéfico não só para os diabéticos, mas para todos, pois uma alimentação que promova o aumento da glicose no sangue aumenta o risco de diabetes tipo 2.

Além disso, está comprovado que os alimentos que exigem mastigação são consumidos de forma mais lenta, e também em menor quantidade. A razão para isso é que o estômago tem tempo para liberar os hormônios que enviam o sinal de satisfação ao cérebro.

Por fim, para os atletas, a massa al dente libera gradualmente a glicose da corrente sanguínea, tornando-se um excelente aliado para quem pratica atividade física e necessita de energia.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More