Saiba mais sobre o kit que burla radar que pode gerar penalidades
Existem equipamentos ilegais que não permitem a identificação do carro infrator.
Existem alguns motoristas que fazem o uso de equipamentos que impedem a fiscalização eletrônica do veículo. Com o auxílio desses aparelhos, os condutores podem evitar multas por ultrapassar o limite de velocidade, ter habilitação vencida e desobedecer às regras de trânsito. Tais ferramentas podem ser adquiridas online por cerca de R$ 600 para evitar a cobrança do pedágio e cometer outros delitos sem a identificação do motorista. No entanto, o seu uso pode gerar penalidades graves para aqueles que o detém.
Por isso, confira neste artigo mais detalhes sobre as consequências do uso de equipamentos para burlar o radar.
Leia mais: Confira A Lista De Motoristas Com A CNH Suspensa Por Embriaguez
Entenda quais são as penalidades para os motoristas que fazem uso de equipamentos ilegais
De acordo com a lei, existem alguns itens que são proibidos de serem usados pelos motoristas, como dispositivos que detectam radares de estrada e “misturam” as ondas de rádio, o que impossibilita a medição da velocidade de um veículo.
Essas ferramentas impedem a identificação do automóvel, ativando flashes ocultos nas placas do carro quando um radar é detectado. Esses flashes são os principais responsáveis por fazer com que a câmera fiscalizadora seja ofuscada, dificultando a leitura dos caracteres pelo órgão fiscalizador.
Nesse sentido, a penalidade para essa infração pode ser bem grave. Segundo as leis do Brasil, o motorista que for pego fazendo o uso desses equipamentos pode receber multa de R$ 293,47, mais seis pontos na carteira de habilitação, além de ter o veículo apreendido.
Uso de aplicativos para identificar radares
Embora possa ser ilegal, há ferramentas e softwares para identificar a presença de radares que não são contra a lei, destaca o advogado Marco Fabrício Vieira, membro do comitê jurídico do Conselho Nacional de Segurança no Trânsito (Contran).
Os aplicativos móveis, como o Waze, alertam os motoristas sobre a presença de radares na estrada, mas nem por isso eles são vistos como infratores das leis de trânsito. Equipamentos que impeçam a leitura e identificação da placa do veículo, no entanto, são proibidos.
Comentários estão fechados.