Conheça 3 erros que fazem aumentar o nível do colesterol

É possível equilibrar os níveis de colesterol evitando algumas práticas. Confira!

O colesterol é uma gordura que o nosso corpo produz e circula no nosso sangue, sendo necessária para o desempenho de funções vitais. No entanto, quando produzido em excesso, é responsável pelos depósitos de gordura nas paredes arteriais e um dos fatores de risco para doenças cardiovasculares. Esse fator pode ser potencializado devido a alguns hábitos ruins que mantemos. Confira neste artigo o que se deve evitar para manter o colesterol equilibrado.

Leia mais: Quais são os 4 alimentos mais saudáveis do mundo?

Entenda como alguns hábitos negativos podem aumentar o nível do colesterol

Existem dois tipos de colesterol: HDL (bom) e LDL (mau). O colesterol ‘bom’ é responsável por retirar o excesso de colesterol da corrente sanguínea e transportá-lo de volta ao fígado, onde é eliminado. O ‘mau’ colesterol, por outro lado, transporta o colesterol do fígado para os tecidos, onde pode ser utilizado. Nesse sentido, existem alguns hábitos negativos que podem potencializar ainda mais a produção do colesterol “mau”. Confira alguns deles:

1. Consumo de alimentos muito gordurosos

No caso do consumo dos alimentos gordurosos, vale ressaltar que estamos falando daqueles com nível de gordura saturada muito alto. Assim, ao ingerir uma quantidade muito grande desse tipo de alimento diariamente, essa gordura fica presa no tecido causando aumento na pressão arterial, entre outros problemas. No entanto, o corpo precisa de gorduras, mas as boas. Elas servem para ajudar a manter os seus funcionamentos básicos e podem ser encontradas nos peixes, abacate e azeite de oliva.

2. Pouco consumo de fibras

As fibras são importantes para manter o funcionamento biológico, principalmente do intestino, e no controle do colesterol, através das fibras insolúveis e solúveis. Por isso, uma boa pedida é aumentar o consumo de aveia, frutas e outros alimentos integrais.

3. Consumo alto de açúcar

O açúcar é um dos piores inimigos para quem tem colesterol alto, ou então está começando a desenvolvê-lo. Isso porque o fígado, quando submetido a um estado com muito açúcar no organismo, faz muito mais a síntese do colesterol “ruim” do que a do “bom”. O efeito disso é aumento dos triglicerídeos, um dos tipos de gordura presente no sangue.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.