Saiba por que você deve estimular a sua criança a brincar com frequência
Veja a importância do estímulo da brincadeira com crianças! Saiba como isso pode ser vantajoso e benéfico para o desenvolvimento delas.
Uma pesquisa realizada com 1600 famílias com crianças de até 10 anos tinha o objetivo de analisar o desenvolvimento cognitivo dos pequenos e descobrir qual é a relação que as brincadeiras e a diversão na infância têm sobre eles a longo prazo. Qual é a sua opinião? Confira agora o que os pesquisadores concluíram.
Leia mais: Atividades que as escolas deveriam adotar para garantir um melhor desenvolvimento das crianças
Brincar faz bem
A pesquisa realizada que foi intitulada como “Portugal a Brincar II – 2022” usou como base a realidade de 1600 famílias com crianças de até 10 anos foi realizada pela Escola Superior de Educação de Coimbra em parceria com o Instituto de Apoio a Crianças e a revista Estrelas & Ouriços.
No estudo, foi possível chegar à conclusão de que para 17,3% dos grupos, brincar é importante porque promove o desenvolvimento afetivo e emocional da criança, já cerca de 11,6% destacam o desenvolvimento das habilidades cognitivas enquanto 9,7% acham que se trata apenas de um momento de diversão.
Quando perguntado às famílias sobre o tempo médio que eles dedicam às brincadeiras com as crianças, 27,4% dos entrevistados informaram que reservam de duas a três horas por dia. Os pesquisadores consideram este um tempo médio muito curto para crianças com pouca idade, já que eles costumam ter mais energia durante o dia nessa fase.
Os dados da pesquisa também mostraram que os pais estão cada vez mais preocupados em tentar deixar os seus filhos mais conectados com a natureza e elementos externos, já que ultimamente muitas crianças estão preferindo ficar em suas casas com smartphones ou assistindo televisão.
Pandemia e Covid-19
Na segunda parte das perguntas, a pandemia e a Covid-19 foi o foco. Para 67,5% das famílias, a situação da pandemia afetou negativamente o tempo de brincadeira das crianças. Perceberam que os pequenos ficaram com menos disposição para algumas atividades, já que não havia parceiros para as brincadeiras, porém 78,8% dos responsáveis responderam que, por causa do confinamento, acabaram com mais tempo para brincar com os filhos.
Os pesquisadores, após a análise de dados e por meio de outras pesquisas e estudos, concluíram que “brincar é uma das dimensões mais importantes e estruturantes no desenvolvimento de uma criança, o que faz todo o sentido que nos aprofundemos nesta temática.” É o que defende Madalena Nunes Diogo, diretora-Geral da Estrelas & Ouriços.
A diretora também trouxe à tona que é preciso fazer mais estudos e que é para termos mais cuidados principalmente na fase da infância, pois é nela em que a criança desenvolve melhor as suas habilidades, sejam sociais ou cognitivas.
Comentários estão fechados.