Descubra a qual problema de saúde o seu tipo sanguíneo está mais vulnerável

Doar e receber sangue são sempre lembrados quando os tipos sanguíneos entram em pauta. Mas quais são os problemas de saúde mais comuns em cada um deles?

Desenvolvido em 1930, o sistema de grupos sanguíneos ABO exerce a função de classificar o tipo sanguíneo do ser humano. Graças a esse sistema, é possível saber se um tipo sanguíneo está habilitado para fazer doações ou receber conteúdo de outro tipo sem que haja complicações.

Porém, pouco se ouve falar sobre as outros fatores relacionados aos tipos sanguíneos, como doenças ligadas diretamente a eles. Então, confira mais informações sobre o seu tipo sanguíneo e saiba quais problemas de saúde você pode vir a enfrentar.

Leia mais: Você sabe o seu tipo sanguíneo? É possível descobrir a partir de 5 formas diferentes

Determinação do tipo sanguíneo

O tipo sanguíneo de um indivíduo é determinado geneticamente, ou seja, vai depender de sua linhagem. Portanto, ocorre do mesmo jeito que a cor dos olhos, pele e outros aspectos.

Identificação

Através de um exame de sangue, já é possível descobrir o tipo sanguíneo. Três substâncias que contêm anticorpos A, B e fator Rh são respectivamente misturadas ao sangue coletado. A partir da reação que o sangue tiver, o tipo será identificado.

Tipos

Existem oito tipos sanguíneos, sendo que quatro possuem fator Rh positivo e os demais apresentam Rh negativo. São eles: A, B, AB e O, onde cada um dos tipos têm sua versão com fator Rh positivo e negativo.

Riscos de saúde

Algumas doenças são comuns em determinados tipos sanguíneos, enquanto outras passam longe. Confira agora quais estão associadas ao seu tipo sanguíneo e aquelas que você não precisa se preocupar tanto assim:

     1. Tipo A

Se você tem sangue tipo A, câncer de estômago e pâncreas, malária, diabetes e doença reumática ocorrem com mais frequência. Tromboembolismo venoso (TEV) e lúpus são doenças mais graves nesse grupo. Por outro lado, o tipo A tem menos chance de estresse devido ao alto nível de cortisol.

     2. Tipo B

Câncer de pâncreas e câncer de estômago são comuns, pois as moléculas presentes nos glóbulos vermelhos do sangue tipo B ajudam na proliferação de bactérias. TEV e Lúpus também ocorrem com frequência nesse tipo sanguíneo.

     3. Tipo AB

Sofre frequentemente com derrame, pois esse tipo de sangue coagula mais que os outros. Problemas de memória também são mais comuns no tipo AB, além dos cânceres de pâncreas e estômago e dos coágulos sanguíneos.

     4. Tipo O

Embora tenha menos chance de adquirir malária e não sofra muito com doenças cardíacas, aumentando assim a expectativa de vida de quem tem sangue tipo O, ele também não escapa. Úlceras costumam perturbar quem tem esse tipo sanguíneo, e mulheres do tipo O apresentam menos óvulos saudáveis (fertilidade baixa). Sofre também de doença reumática e possui mais mortes relacionadas com hemorragia.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.