Agora será possível realizar mais serviços da Receita Federal pelo portal Gov.br

Inclusão de novos serviços faz parte do Plano de Transformação Digital do Físico e tem como objetivo otimizar os processos burocráticos.

A internet veio para transformar a nossa rotina, por meio da otimização de processos burocráticos que tradicionalmente demoravam para serem feitos. Assim, com o acesso digital, você consegue resolver demandas diversas pelo celular, inclusive de serviços públicos. Para isso, o Governo Federal conta com a plataforma Gov.br, que reúne uma série de serviços que agilizam a vida do cidadão. E, para melhorar, agora o site conta com mais serviços digitais da Receita Federal que fazem parte do Plano de Transformação Digital do Físico. Confira quais são!

Leia mais: Novo RG digital deve ser feito por todos os brasileiros até este prazo.

Novos serviços digitais da Receita Federal

Por meio das novas medidas, a plataforma Gov.br passa a oferecer novas opções para quem precisa resolver problemas com a Receita Federal pela internet, a exemplo dos comprovantes de arrecadação disponíveis para os contribuintes da Receita. Há também a possibilidade de realizar consultas de pagamentos feitos ao órgão, e também o saldo disponível com o mesmo.

Entretanto, atente-se que todo cidadão precisa possuir uma conta no sistema Gov.br para realizar esses procedimentos, o que é bem fácil de fazer. Para isso, basta acessar o site e realizar um registro, caso não o tenha. Ademais, vale destacar que nem todos os serviços estarão disponíveis para usuários iniciais.

Isso porque esse sistema conta com um esquema de nível de segurança que mede o quanto você está apto para usar os recursos. Nesse sentido, quanto mais você acessa e realiza funções burocráticas pelo site, mais você sobe de nível e garante o acesso aos demais.

Plano de Transformação Digital do Físico

Basicamente, esse plano consiste numa série de ações que o governo vem praticando para repaginar o acesso aos direitos e deveres dos cidadãos. Ou seja, serviços como atualização de título pela internet, emissão de documentos e solicitação de benefícios do INSS fazem parte do projeto. Atualmente, o Governo Federal investiu muito nesse processo, embora o mesmo ainda apresente falhas operacionais significativas. Ainda assim, já é possível notar um avanço que garante a redução de custos do estado e também a otimização do tempo dos brasileiros.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.