Conheça os sinais que podem indicar que uma pessoa é manipuladora

É preciso ficar atento aos sinais de pessoas manipuladoras ao seu redor, para saber identificar quanto antes.

A manipulação psicológica é uma ferramenta comum usada por aqueles que têm tendências narcisistas. Seu poder se encontra principalmente na grande facilidade com que pode passar despercebido, ao mesmo tempo em que serve como um método de controle desestabilizador.

A chave para superar esse tipo de abuso é entender como ele se manifesta nas interações diárias e interpessoais. Por isso, confira nesse artigo alguns sinais de pessoas manipuladoras.

Leia mais: Estes São Os 4 Principais Sinais Que Indicam Baixa Autoestima

Conheça os sinais e características de pessoas manipuladoras 

Apesar do fato de que a maneira mais eficaz de se livrar de um narcisista de sua vida é evitar todas as formas de comunicação e interação com eles, há momentos em que isso não é possível. Para se proteger ao máximo de possível danos, é fundamental ser capaz de reconhecer os comportamentos psicológicos e narcisistas mais comuns. Confira alguns a seguir.

1. Projeção de culpa

As pessoas com traço de manipulação forte raramente, ou nunca, assumem a responsabilidade por suas ações em relação ao outro. Isso pois fazer isso colocaria em risco sua credibilidade e geraria dúvidas no relacionamento abusivo. A grande maioria dos manipuladores adotará uma atitude hipócrita em relação às suas vítimas, concentrando-se em como eles foram “feridos” de alguma forma por essa pessoa.

Além disso, é muito comum eles encobrirem suas ações como retaliação pela forma como foram tratados. Eles têm uma regra simples: se você não me der o que eu quero, eu tenho o direito de tratá-lo do jeito que eu bem entender.

2. Não respeitam os limites

Manipuladores psicológicos desconsideram limites. Seu objetivo final é ter poder e controle, e limites rígidos obstruem esse objetivo significativamente. Para esse fim, eles ficam obcecados em testar e violar os limites dos outros – geralmente começando pelos pequenos e então aumentando gradualmente.

3. Gaslighting

O gaslighting pode ser difícil de detectar, pois é um processo gradual que prejudica a saúde mental de suas vítimas. No entanto, os manipuladores psicológicos são mestres em persuadir os outros a duvidarem de sua própria realidade. Isso geralmente se expressa por meio de mentiras que fazem a vítima parecer não confiável ou contradiz sua memória dos eventos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More