Conheça um efeito surpreendente de pessoas que dormem mal
Pesquisa mostra que pessoas que não têm um boa noite de sono podem achar os outros mais feios.
A privação do sono não é apenas ruim para sua saúde, como também pode mudar sua percepção das pessoas ao seu redor. Essa conclusão foi tomada por um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Uppsala, na Suécia, no qual foi identificado que pessoas que não dormiam bem tendiam a achar os outros mais feios. Nesse sentido, confira neste artigo um efeito de dormir mal surpreendente: achar os outros menos bonitos.
Leia mais: Conheça Os Sinais Que Podem Indicar Que Uma Pessoa É Manipuladora
Entenda como dormir mal pode fazer você achar os outros mais feios
O estudo sueco incluiu 45 voluntários jovens, com idade média de 25 anos. Eles foram submetidos a testes que utilizaram um software de rastreamento para mapear os movimentos de seus olhos enquanto interagiam com outras pessoas.
Antes do experimento, os participantes foram obrigados a passar uma noite acordados, sem dormir. Na segunda fase, eles foram autorizados a dormir por oito horas antes de serem acompanhados no dia seguinte, e o resultado não podia ser mais surpreendente.
Qual foi o resultado da pesquisa?
Ao comparar os resultados, os cientistas viram uma queda entre seis e doze por cento no tempo que os voluntários levaram para fixar a atenção na fisionomia de outras pessoas depois de uma noite mal dormida.
Quando solicitados a avaliar o rosto das pessoas após uma noite sem dormir, os participantes foram mais críticos em relação à sua aparência. Percepções negativas também foram evidentes, como a de que os rostos eram menos confiáveis.
A questão que surge como resultado disso é que o comportamento anti-social pode se desenvolver quando as pessoas interagem menos umas com as outras. Afinal, as expressões do rosto são críticas para as interações sociais.
Sendo assim, gastar menos tempo se fixando em rostos após uma grave perda de sono pode causar uma série de problemas nas interações sociais, como julgamento desleixado e atraso na avaliação do estado emocional dos outros, como explicaram os pesquisadores.
Comentários estão fechados.