Conjunto de pegadas humanas datadas de 90 mil anos é encontrado no Marrocos

O achado desencadeou um estudo realizado posteriormente por arqueólogos da Universidade do Sul da Bretanha da França.

Em um artigo publicado na revista Scientific Reports e repercutido no portal Live Science, um grupo de arqueólogos detalhou o achado de pegadas humanas com 90 mil anos feito no Marrocos.

Na pesquisa, os cientistas, que são associados à Universidade do Sul da Bretanha da França, descreveram como as pegadas foram encontradas e detalharam o processo que possibilitou a datação das marcas.

Segundo os pesquisadores, o achado se deu “por acaso” em uma praia no noroeste do Marrocos, nas imediações da cidade de Larache.

(Imagem: Mouncef Sedrati et.al/reprodução)

O grupo de pegadas contém 85 marcas, que foram feitas por pelo menos cinco pessoas. Entre elas, haviam crianças, adolescentes e adultos, o que é possível observar medindo o tamanho das pegadas.

Já a datação das pegadas foi feita através de um processo chamado luminescência opticamente estimulada, que basicamente escaneia objetos ou marcas em busca de sinais deixados pelo passar do tempo.

(Imagem: Mouncef Sedrati et.al/reprodução)

Como resultado, os arqueólogos afirmam que as pegadas são do final do Pleistoceno Superior, período no qual aconteceu a última era do gelo, que acabou há aproximadamente 90 mil anos atrás.

Mouncef Sedrati, o cientista que liderou o estudo, explicou, em entrevista ao Live Science, que a posição do local onde as pegadas ficaram marcadas contribuiu para essa preservação.

Muito provavelmente, quando o grupo de humanos passou pelo lugar havia uma grande plataforma de argila, que posteriormente se solidificou, tornando-se um grande lajedo de pedra calcária onde hoje as pegadas estão gravadas até hoje.

* Com informações de Scientific Reports e Live Science

você pode gostar também

Comentários estão fechados.