Conquista histórica: alpinistas escalam os 14 picos mais altos do mundo e quebram recorde
Confira os detalhes por trás do incrível feito realizado por esta dupla de escaladores!
Uma dupla de alpinistas realizou um feito impressionante ao escalar os 14 picos mais altos do mundo e quebrar o último recorde estabelecido. Os dois conseguiram isso por serem os mais rápidos ao escalar 14 picos de mais de 8 mil metros de altura.
O processo foi finalizado na montanha conhecida como K2, no Paquistão. Com o objetivo de superar o recordista anterior, o percurso foi concluído em um período de três meses e um dia no total.
A dupla de alpinistas são Kristin Harila e seu guia Tenjin Sherpa, que realizaram o percurso quebrando o antigo recorde de Nirmal Purja. Nirmal teria efetuado o mesmo caminho em 2019 levando seis meses e seis dias no total.
Feito impressionante
Apesar do feito ser considerado impressionante pela comunidade de alpinistas, Kristin Harila impressiona pela sua experiência no montanhismo.
A mulher, que anteriormente era esquiadora profissional, subiu o seu primeiro pico de 8 mil metros somente em 2021. Contudo, seu acompanhante e parceiro alpinista Tenjin é conhecido por trabalhar nas montanhas desde que era adolescente.
Além disso, o homem é visto como uma grande ajuda para auxiliar no processo realizado por ele e sua parceira devido à sua experiência.
(Imagem ilustrativa: divulgação)
Após ter escalado seu primeiro pico de 8 mil metros, Kristin se viu em um grande questionamento sobre seu objetivo.
“Eu pensava: ‘Tenho 35 anos e quero escalar todos eles. Se eu quiser fazer isso, preciso ser rápida'”, disse a mulher da dupla de alpinistas em entrevista ao Times.
Tentativa anterior dos alpinistas falhou
A alpinista já havia tentado realizar o feito durante o ano de 2022, contudo, devido à pandemia do Covid-19, a missão falhou. No período Kristin teria somente conseguido escalar 12 das montanhas que havia se proposto.
Porém, mesmo com o grande feito por parte da dupla de alpinistas no ano de 2023, muitos questionam os meios utilizados.
Isso porque a dupla teria empregado equipamentos de oxigênio durante a escalada e helicópteros para auxiliar no transporte de itens.
Mesmo com a ressalva por parte da comunidade de profissionais da área, as escaladas concretizadas pela por Kristin e Tenjin não deixam de ser impressionantes.
Além disso, ainda se mantém como o recorde atual para a escalada dos 14 picos mais altos em menor tempo.
Comentários estão fechados.