Consulta CNPJ – Saiba o que é e como fazê-la pela internet

O CNPJ é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Confira nosso passo a passo e aprenda como fazer a consulta do CNPJ de uma empresa junto à Receita Federal.

0

O que é CNPJ? A sigla CNPJ significa Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Em outras palavras, é o registro das empresas no banco de dados da Receita Federal.

No cadastro incluem-se os dados como Razão Social, data de abertura da empresa entre outros itens.

A consulta ao CNPJ é feita geralmente por pessoas físicas ou até mesmo outras empresas na intenção de verificar a situação de um estabelecimento junto às legalidades da Receita Federal.

Por meio dessa pesquisa, descobre se a empresa possui dívidas em atraso ou processos judiciais em andamento. É gerado um relatório contendo informações secundárias como a localização, pendências comerciais, protestos e etc.

Por meio da consulta ao CNPJ de uma empresa é possível:

  • Verificar a situação cadastral de uma organização empresarial perante às normas da Receita Federal;
  • Saber mais sobre a empresa no que diz respeito às informações como endereço, tempo de mercado, mercado de atuação e etc;
  • Averiguar se o estabelecimento possui questões judiciais pendentes ou até mesmo dívidas em atraso. 

Para consultar um CNPJ, basta seguir os seguintes passos:

  1. Para começar, acesso o link do site da receita federal: http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp
  2. Em seguida, com o número do CNPJ em mãos, digite-o na aba em branco e marque a opção “Não sou um robô”.consulta-cnpj-print
  3. Após clicar em “consultar”, as informações e dados da empresa aparecerão na tela. cnpj-resultado-consulta

Por que consultar o CNPJ de uma empresa?

A consulta ao CNPJ é importante caso você queira obter informações sobre determinada empresa antes de contratá-la ou utilizar os seus serviços, sobretudo por meio da CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).

Além de tudo, é possível saber se o CNPJ da empresa está ativo e operando regularmente. Assim, evita-se dor de cabeça em casos de fraudes e inadimplência. Vale ressaltar que o site da Receita Federal é seguro e inviolável, garantindo a autenticidade das informações.

Veja também: Como consultar o PIS pelo CPF?

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.