Como consultar o PIS pelo CPF?

Para consultar o PIS pelo cpf basta acessar o portal Meu INSS. Além da consulta, é possível conferir o seu tempo de contribuição.

0

O PIS, Programa de Integração Social (PIS) é uma contribuição social que as empresas fazem, que posteriormente é utilizado no pagamento do seguro desemprego e do abono salarial.

Este, pode ter duas formas: PIS/PASEP ou NIT/PIS. Enquanto o PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, um tipo de PIS destinado à funcionários públicos, o NIT é Número de Identificação do Trabalhador, o que substitui PIS/PASEP.

Para realizar o saque referente ao benefício, é preciso ter conhecimento do número de cadastro, porém, é muito comum que as pessoas se esqueçam da sequência. Todavia, felizmente, é possível realizar a consulta do benefício apenas com o CPF.

Como consultar o PIS pelo CPF?

Para consultar o PIS pelo CPF, acesse o site Meu INSS. No portal, além de consultar o PIS, é possível conferir o seu tempo de contribuição, seguindo o seguinte passo a passo:

  1. No portal Meu INSS, clique em Entrar (no canto superior direito);
  2. Selecione Cadastre-se e preencha os dados solicitados (CPF, data de nascimento, nome, e-mail, celular, nome da mãe e estado);
  3. Clique em “Próxima”;
  4. Anote a senha que o sistema vai criar para você;
  5. Informe seu CPF e a senha;
  6. Faça o login e altere a senha para uma de sua preferência;
  7. Acesse novamente inserindo sua senha;
  8. Ao clicar no canto superior direito, você visualizará os dados do usuário, com seu nome, CPF e o NIT/PIS. Pronto!

Também é possível saber número do PIS/PASEP consultando a Carteira de Trabalho.

Governo libera saque PIS

O Governo Federal informou que no fundo do PIS estão depositados cerca de R$ 22,8 bilhões. Esse dinheiro todo está a espera de seus donos.

A partir de julho de 2019, o Governo Federal liberou o saque do rendimento do fundo PIS/Pasep para contribuintes com mais de 60 anos ou aposentados e com carteira assinada entre 1971 e 1988.

Caso já tenha feito o saque anteriormente, não haverá nenhum valor remanescente. Mas se não tiver certeza, é possível conferir se ainda há uma quantia para sacar.

Como conferir se tenho dinheiro a receber?

Para isso, basta baixar grátis o aplicativo Caixa Trabalhador, disponível pela Google Play e pela App Store, informando seu CPF.

Quando receberei o dinheiro?

O pagamento do valor do PIS será referente ao mês aniversário, conforme o seguinte calendário de saque:

Calendário de saque do PIS

 

Nascido em Recebem a partir de
Julho 25/07/2019
Agosto 15/08/2019
Setembro 19/09/2019
Outubro 17/10/2019
Novembro 14/11/2019
Dezembro 12/12/2019
Janeiro 16/01/2020
Fevereiro 16/01/2020
Março 13/02/2020
Abril 13/02/2020
Maio 19/03/2020
Junho 19/03/2020

A data limite para os saques é 30 de junho de 2020.

Onde posso fazer o saque do PIS/Pasep?

Quem trabalhou na iniciativa privada poderá fazer o saque nas agências da Caixa Econômica Federal, enquanto os funcionários públicos deverão fazer o saque nas agências do Banco do Brasil.

E se quem tinha direito ao PIS/Pasep morreu?

Em caso do titular da conta ter vindo à óbito, os herdeiros terão direito ao saque do pagamento. Para isso, é preciso ter os documentos que comprovem a morte do titular (atestado de óbito) e a relação de parentesco do herdeiro.

Abono salarial

Destinado aos trabalhadores de baixa renda, o benefício é concedido a quem trabalhou com carteira assinada no ano passado, recebeu até dois salários mínimos, ter 5 anos de cadastro no PIS/PASEP e que os dados do cidadão estejam relacionados na RAIS do ano anterior e enviada para o Ministério do Trabalho dentro do prazo (obrigatoriedade do patrão).

Para consulta do calendário completo do pagamento do Abono, acesse o site da Caixa Econômica Federal.

Também é possível sacar seus benefícios trabalhistas com o Cartão Cidadão.

Veja também:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.