Consulta liberada! Confira o resultado do pedido de isenção para o Enem 2023

Para recorrer do pedido negado de isenção, o candidato terá até a próxima sexta-feira, 12, para solicitar uma nova oportunidade.

Na última segunda-feira, 8, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou a divulgação dos resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. O pedido de isenção é destinado aos candidatos que têm baixa renda, tendo direito a fazer a prova de forma gratuita.

As inscrições para o Enem 2023 estarão abertas do dia 5 ao dia 16 de junho, disponível para candidatos isentos e não isentos. Neste ano, as provas serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro. Confira abaixo as informações para tirar suas dúvidas sobre o assunto.

Isenção e inscrição do Enem 2023

Para verificar se o pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 foi aprovado, o aluno deve acessar a Página do Participante no site do Inep e inserir os dados de login previamente cadastrados. Após fazer o login, o aluno poderá visualizar o status do pedido e verificar se foi aprovado ou não.

Caso a solicitação tenha sido negada, o candidato tem a opção de entrar com recurso até sexta-feira, 12, através da Página do Participante, no mesmo link do Inep.

Para isso, o candidato deve acessar a plataforma e seguir as orientações para realizar o processo de recurso. É importante anexar documentos que comprovem o direito à isenção, fornecendo as informações necessárias para uma nova análise do pedido.

É importante ressaltar que apenas um determinado grupo de candidatos terão acesso à isenção, sendo eles integrantes da 3ª série do Ensino Médio, alunos que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas ou com bolsa de estudo em instituição privada e alunos inscritos no CadÚnico (Cadastro Único).

O resultado dos recursos serão liberados novamente no dia 19 de maio. Até a próxima sexta-feira, portanto, os candidatos deverão solicitar nova análise para fazer a prova de forma gratuita. Caso o recurso seja negado, o candidato precisará arcar com o valor da taxa de inscrição.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.