Consumir café todo dia faz bem ou mal para a saúde?
Estudo aponta que a relação entre o café e a saúde é mais complexa do que parece.
O café é uma bebida consumida diariamente por grande parte da população. Com isso, é importante conhecer o que esse consumo pode trazer de positivo, mas também de negativo para sua saúde. Nesse sentido, o estudo feito pelo American Heart Association traz uma visão geral dessa relação.
Veja também: Pessoas diabéticas podem beber cerveja? Veja as recomendações de consumo de álcool para diabéticos
Estudo da American Heart Association
A pesquisa realizada pela American Heart Association mostra que o café pode trazer tanto benefícios quanto malefícios à nossa saúde. Tal estudo foi realizado em 100 adultos que tiveram seu sono, ritmo cardíaco, atividade física e açúcar no sangue monitorados durante duas semanas. Com isso, essas pessoas tiveram que ou consumir café ou evitar o café por dois dias consecutivos em um intervalo de 14 dias.
Diante disso, os resultados dos dias em que se bebeu mais café apontam:
- 54% de aumento das contrações ventriculares prematuras (batimentos cardíacos anormais e adicionais);
- Menos casos de taquicardia supraventricular;
- Mais atividade física: mais de 1.000 passos por dia;
- Menos sono: 36 minutos a menos por noite;
- Cada xícara de café a mais equivale a uma média de 600 passos a mais e 18 minutos a menos de sono;
- A glicose no sangue não sofreu alterações.
Benefícios e malefícios
A prática de atividade física é extremamente benéfica para saúde de modo geral e foi algo que se mostrou intensificado pelo consumo de café, sendo um ponto positivo nesse sentido. Dentre as vantagens de manter uma rotina com atividade física estão diminuir os riscos de doenças como diabetes e câncer e aumentar sua disposição.
Por outro lado, diminuir o tempo de sono é negativo, tendo em vista que essa redução pode trazer diversos problemas psiquiátricos, neurológicos e cardíacos. Sendo assim, a pesquisa apresentada acima entende que é difícil chegar a uma resposta definitiva sobre se é ou não bom consumir o café. Por fim, é necessário que haja um consumo consciente, em que cada indivíduo avalie sua realidade e os efeitos que o café tem para si.
Comentários estão fechados.