Pessoas diabéticas podem beber cerveja? Veja as recomendações de consumo de álcool para diabéticos

Veja quais são as recomendações de consumo de álcool para quem tem diabetes.

O diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo descontrole dos níveis de açúcar no sangue. Nesse sentido, uma dúvida muito comum é relacionada ao consumo de álcool por diabéticos. Portanto, saiba agora se pessoas diabéticas podem beber cerveja e as demais recomendações em relação às bebidas alcoólicas para esse grupo.

Leia mais: Café da manhã: Previna glicose alta evitando esses alimentos

Quantas cervejas pessoas diabéticas podem tomar?

Segundo as recomendações da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), publicadas em 2020, mulheres adultas com diabetes devem consumir uma dose ou menos de álcool por dia. Quanto aos homens, o consumo deve ser limitado a duas doses ou menos diariamente.

É considerada uma dose de álcool cerca de 15g dessa substância. Nesse sentido, são 360 ml de cerveja, ou seja, uma lata pequena. Do mesmo modo, uma taça de 150 ml de vinho também corresponde a uma dose de álcool. Portanto, homens adultos diabéticos devem se limitar a consumir no máximo duas latinhas de cerveja por dia, enquanto as mulheres devem ingerir apenas uma, a fim de evitar o descontrole na glicemia (açúcar no sangue).

Além disso, a SBD também orienta que a ingestão de bebidas alcoólicas acompanhe, preferencialmente, um alimento fonte de carboidrato, no intuito de evitar a hipoglicemia, que é a redução da glicose no sangue abaixo dos níveis aceitáveis (menor que 54mg/dL) e tem como sintomas palidez, suor frio, tremores, tonturas, palpitação e até mesmo desmaios.

Diabetes, álcool e carboidratos

O principal nutriente responsável por elevar os níveis de glicemia é o carboidrato, que se converte em glicose para que aconteça a absorção. Nesse sentido, é importante destacar que o álcool prejudica a ação da insulina, que é o hormônio responsável por colocar a glicose circulante no sangue para dentro das células.

No mais, o álcool também pode interagir e afetar a ação dos medicamentos utilizados no controle do diabetes. Ou seja, o consumo de bebidas alcoólicas é danoso para pessoas diabéticas, haja vista que pela natureza da doença existem problemas na regulação da glicemia.

Acompanhamento médico e nutricional para quem tem diabetes

Se você tem diabetes, não deixe de procurar atendimento com profissionais das áreas de medicina e nutrição. Essas pessoas são competentes para orientar adequadamente como lidar com essa doença, pois ela pode ser silenciosa, mas muito prejudicial à saúde.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.