Contagem regressiva: falta MENOS de um mês para o Enem 2022

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cerca de 3.396.632 de estudantes estarão indo decidir o seu futuro durante pelos próximos quatro anos.

Temos menos de um mês até o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Ele está marcado para acontecer nos dias 13 e 20 de novembro. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de três milhões de alunos vão lutar pelo que querem para os próximos quatro anos.

Leia mais: Previstas para novembro, provas do Enem 2022 já estão elaboradas

Entenda o esquema de provas do Enem

Os estudantes, no primeiro final de semana, vão fazer provas sobre linguagens, ciências humanas e a redação. Nesta primeira aplicação, o tempo total de prova será de 5h30. No final de semana seguinte, será a vez de resolver questões de matemática e ciências da natureza. É quando os alunos terão apenas 5 horas para responder as questões.

Com exceção da redação, todas as outras matérias serão de questões múltiplas escolhas. O texto deve ser escrito a mão, tanto na versão impressa quanto em sua versão digital.

Um direito de todos

O Enem irá disponibilizar recursos de acessibilidade para aqueles que necessitam e ainda tratamento com o nome social para quem fez essa solicitação. Entre as modalidades, temos as provas em braile, tradutor intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), videoprova em libras (vídeo com tradução) e prova com letra ampliada. Essas medidas se dão para que o exame seja justo para todos, de modo que não haja qualquer tipo de discriminação.

Assim como nas duas últimas edições, a prova de 2022 irá contar com duas versões: a impressa e a digital. Apenas 65.066 pessoas vão fazer o exame pelo computador, ou seja, em sua versão online. Já as demais 3.331.566 vão fazer a prova da forma tradicional, com a versão impressa no local de provas selecionado.

Por meio do cartão de confirmação de inscrição, os estudantes conseguem encontrar as informações necessárias para o dia da prova como, por exemplo, o local exato do exame. Esse mesmo cartão será divulgado pelo Inep.

Ele também pode ser consultado pela internet.

Informações gerais

De acordo com os dados divulgados pela autarquia, o maior número de inscritos é do sexo feminino, que representam 61,3% do total de estudantes. Essa porcentagem refere-se à versão da prova impressa. No modelo digital, as mulheres continuam sendo a maioria, mas com um percentual de 54,1%.

Tratando-se de idade, a maioria dos candidatos às vagas e que vão fazer a versão impressa da prova estão na faixa dos 18 anos (27,8%). Depois temos as pessoas entre 21 e 30 anos de idade (22,1%), que representam a maioria na versão digital da prova (33%). Os participantes com 18 anos são 23,4% do todo que fará a prova online.

O Inep disponibiliza para eles as versões corrigidas de suas provas anteriores por meio do site do instituto. Lá também é possível encontrar a cartilha do participante, com dicas de como estruturar o texto da redação e explicações sobre a correção.

As notas podem serem usadas para ingressar no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), assim como para conseguir bolsas em faculdades particulares com o Programa Universidade para Todos (ProUni).

você pode gostar também

Comentários estão fechados.