Previstas para novembro, provas do Enem 2022 já estão elaboradas

O Exame Nacional do Ensino Médio é o exame que permite a entrada em universidades públicas. Por isso, não deixe de ler essas informações.

Tendo em vista que o Enem é uma prova realizada em todo o Brasil, o Ministério da Educação precisa planejar a sua realização com bastante antecedência. Por isso, a pasta informou que as provas, programadas para serem realizadas no final deste ano, já estão elaboradas. Dessa forma, reunimos informações importantes sobre as provas do Enem 2022. Não deixe de ler!

Leia mais: Enem 2022: comparado ao ano passado, inscrições tem crescimento significativo

Fique por dentro do cronograma do ENEM 2022

Para evitar atrasos e possíveis problemas, o Ministério da Educação está seguindo à risca o cronograma divulgado no início do ano para realização do exame.

Até a data das provas, o Enem possui algumas etapas importantes que devem ser seguidas e acompanhadas pelos alunos. Após alguns meses da inscrição é divulgado o cartão de inscrição, o que neste ano vai ocorrer a partir do dia 15 de outubro.

A aplicação das provas está marcada para os dias 13 e 20 de novembro. Na semana seguinte, a partir do dia 24, serão divulgados os gabaritos. Entretanto, as datas para a publicação do resultado ainda não foram divulgadas.

Mudanças na direção do INEP

Apesar das recentes mudanças no principal órgão responsável pela realização do Enem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o atual ministro da Educação, Victor Godoy, garantiu que a realização das provas não sofrerá nenhum impacto.

Além disso, o ministro garantiu a realização de outras provas, como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) e Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Novidades para o Enem 2022

Neste ano, para facilitar o acesso dos alunos aos locais de prova, o Enem aceitará documentos digitais como forma de identificação. Entre eles, serão permitidos: e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG digital, porém os mesmos devem ser apresentados no próprio aplicativo.

Outra mudança foi em relação ao pagamento da taxa de inscrição, pois neste ano foi possível pagar via Pix e cartão de crédito. Também foi possível realizar o pagamento via Internet Banking e demais formas já utilizadas em outras edições do Enem.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.