Contar histórias para crianças é uma ferramenta poderosa

Além de contribuir com o processo de aprendizagem, as contações fortalecem a criatividade e a empatia.

Ao longo de muitos anos, contar histórias tem sido uma das formas de o ser humano absorver os valores praticados nas relações humanas e sociais. Esta atividade ajuda as crianças a aprenderem a expressar suas emoções e opiniões, além de estimular a imaginação e o desenvolvimento do senso crítico. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece a importância da alfabetização oral e identifica a escuta, a fala, o pensamento e a imaginação como áreas de experiência para a educação infantil.

Leia mais: Veja algumas dicas para ajudar a prevenir depressão em crianças

A prática de contar histórias, além de ser uma atividade de entretenimento, ajuda a criança a organizar sua fala por meio da coerência e da realidade. As primeiras coisas que as pessoas se lembram são o ver, sentir e ouvir. Ademais, contar histórias é uma experiência de interação super divertida.

Sobre a contação de histórias

Primeiramente, antecedendo o momento de falarmos a respeito do papel da contação de histórias na criação dos seus filhos, é interessante conhecer mais sobre essa atividade, considerada como uma das mais remotas da história da humanidade.

Os seres humanos contam histórias desde o início do desenvolvimento de suas habilidades de comunicação e fala. Além disso, conseguiam promover momentos de união, confraternização e troca de experiências entre os povos ancestrais. Esse momento também virou um passatempo para os povos antigos.

Histórias como prática educativa para as crianças

Foi possível descobrir que, por meio do estímulo provocado pela contação de histórias, todas as pessoas são capazes de absorver valores morais e sociais, e é nesse contexto que fica clara a relevância desse ato na forma de prática educativa.

Através dela, as crianças podem começar a trabalhar sua criatividade, amor pela leitura e habilidades linguísticas, além de desenvolver empatia pelos personagens. A troca de histórias desperta o lado lógico da criança, fundamental para o seu desenvolvimento.

Uma criança normalmente desenvolve as suas habilidades de criatividade e pensamento crítico no período em que está na escola. É de maneira lúdica que as crianças desenvolvem a mente criativa e o senso crítico.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.