Contatar ou contactar

Confira agora qual a forma correta de escrever essa palavra que pode ser utilizada em diversos contextos. Saiba também um pouco sobre a o novo acordo ortográfico que entrou em vigor no ano de 2009

0

A palavra significa estabelecer uma ligação, aproximação com alguém ou comunicação. Além disso, também é sinônimo de ligar, comunicar, relacionar-se ou aproximar.

Ainda mais, é um verbo que pode ser utilizado em diversos contextos e isso faz com que seja transitivo direto, indireto, bitransitivo ou intransitivo.

Mas, qual a forma correta de escrever a palavra? Contatar ou contactar? Confira a seguir.

Ambas as formas estão corretas. Porém, contatar é mais aplicada no Brasil, enquanto contactar em Portugal.
A palavra em questão é originada do latim contactus  ou do italiano contacter. Alguns dizem que a palavra evoluiu. Portanto, não se usaria mais o “c”. Porém, outros ainda acreditam que o correto é contactar.

Novo acordo ortográfico

Em 2009, o novo acordo ortográfico entrou em vigor. Isso definiu que as consoantes “c” e “p” sem pronúncia seriam abolidas. Essa alteração foi mais complicada em Portugal, pela necessidade de adaptação. Porém, no Brasil, mudou pouca coisa.

Surgiu então a possibilidade de criar uma grafia alternativa, já que houve uma divergência entre os falantes. Quando existe essa oscilação, as duas formas são permitidas.

Veja também:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.