Contran recompensa bons motoristas com benefícios fiscais e tributários

Já imaginou ser beneficiado por ser um motorista prudente no trânsito? Pois saiba que essa é uma possibilidade real.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou uma série de benefícios para bons motoristas. No caso, a ideia é justamente recompensar os condutores e estimular a maior atenção na hora de dirigir. Entre as possibilidades de recompensa, estão o desconto tributário e melhorias fiscais, e há chances do projeto sair do papel ainda em 2022.

Para recebê-lo, será necessário que o motorista esteja há pelo menos doze meses sem cometer nenhuma infração. Confira os detalhes da iniciativa.

Leia mais: Mudanças na CNH: Conheça as 3 novas regras

Registro Nacional Positivo de Condutores

Para melhor mapear os motoristas exemplares, o Contran criou o RNPC, que é o Registro Nacional Positivo de Condutores. Para entrar nesse grupo, é preciso ser um condutor sem histórico de infração por pelo menos doze meses. Além disso, é importante que o mesmo autorize a participação para o ranking.

Essa é mais uma das mudanças que foram definidas na mudança do Código Nacional de Trânsito. Além dessa medida, também foram estabelecidos os novos prazos para a renovação da CNH, que subiu de 5 para 10 anos para grande parte dos motoristas. Sem falar no novo modelo de CNH, que também traz o benefício de ter uma cópia digital autenticada para melhor praticidade do cidadão.

Quais os benefícios?

Ainda não se sabe, ou ao menos não foram anunciadas, todas as vantagens de estar dentro do grupo do Registro Nacional Positivo de Condutores. Entretanto, o que se sabe até agora é que esses benefícios serão referentes ao setor fiscal e tributário. Portanto, há grandes chances desses condutores ganharem descontos em tributos, como o valor da renovação da CNH.

Outra possibilidade é o uso dessa vantagem para obter descontos em seguros de veículos, o que pode ser uma grande economia para o cidadão. Segundo o Governo Federal, essa medida deverá sair do papel em no máximo seis meses, de modo que provavelmente a medida estará em vigor ainda em 2022. As expectativas giram em torno da melhoria dos índices de acidentes de trânsito, como uma forma de estímulo positivo às melhores práticas de condução.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.