É verdade que, ao nascerem, todos os bebês têm olhos azuis?
Você já viu algum bebê que nasceu com os olhos azuis e depois mudou a coloração? Saiba que isso é muito normal segundo estudos.
Você já ouviu as pessoas dizerem que todos os bebês nascem com os olhos azuis? Essa teoria é confirmada por muita gente. Mesmo que a acuidade visual e a percepção da luz mudem, quando se trata da cor dos olhos é diferente. Estudos dizem que a cor dos olhos de um bebê vai depender da genética e de um pigmento chamado melanina. Veja mais detalhes abaixo.
Nem todos os bebês nascem com os olhos azuis
Os estudos existem, também, para quebrar diariamente teorias em que muitas pessoas acreditam fielmente.
Afinal, os bebês nascem com os olhos azuis?
Diferentemente do que muitos pensam, pesquisas revelam que a maioria dos bebês não nasce com olhos azuis, e sim castanhos. Um estudo feito pelo Newborn Eye Screen Test (NEST) com 192 recém-nascidos revelou que 63% tinham olhos castanhos e apenas, 20% olhos azuis.
O fundamental a se saber é que a cor dos olhos dos bebês dependerá da genética e de um pigmento chamado melanina. A Estônia e a Finlândia são as capitais com mais olhos azuis do mundo, cerca de 89% da população tem essa coloração nos olhos.
Os olhos dos bebês mudam de cor?
Segundo a Live Science, a cor dos olhos de um bebê pode mudar, sim. Ela revela que essa mudança pode ocorrer até os dois anos de idade. Isso acontece devido à quantidade de melanina que se desenvolve em uma parte do olho chamada íris.
- Muita melanina: olhos castanhos;
- Pouca melanina: olhos verdes ou castanhos;
- Nenhuma melanina: olhos azuis.
Por que alguns olhos são azuis?
Estudos dizem que a cor azul é causada pelo Efeito Tyndall, um fenômeno semelhante ao truque visual que nos faz perceber o céu como azul. O estroma faz parte de uma das composições da íris. Nos olhos azuis, o estroma é uma camada translúcida e contém zero pigmento devido a uma mutação genética.
Comentários estão fechados.