CPF vai se tornar o único registro geral dos cidadãos brasileiros em 2023

Para obter a emissão do novo documento, que se serve como forma de identificação de cada brasileiro, vai ser necessário ter todos os seus dados corrigidos e atualizados. 

Você sabia que foi lançado recentemente um novo modelo para a carteira de identidade brasileira? Pois é, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está disponível em diferentes estados do Brasil. Porém, para obter a emissão do novo documento, que se serve como forma de identificação de cada brasileiro, vai ser necessário ter todos os seus dados corrigidos e atualizados.

O estado pioneiro a ter o lançamento do novo RG foi o Rio Grande do Sul, depois dele, alguns outros estados também já puderam ter acesso a nova identidade, como Goiás, Paraná, Acre, Minas Gerais e o Distrito Federal (DF). Os estados que ainda não obtiveram acesso ao modelo, tem um prazo máximo de adesão até março do ano que vem.

Leia mais: Novo RG, denominado Carteira de Identidade Nacional, já está em vigor08

Importância da correção do CPF:

Para quem está com alguma pendência no CPF, vai ter que agilizar para deixar tudo em ordem, pois o número do CPF agora é o número do novo registro geral de cada cidadão brasileiro. Por este motivo, faz-se necessário a correção de seus dados para a emissão do novo RG, que vai ser válido para todo o país.

Qualquer tipo de irregularidade ou erro no CPF, vai impedir a emissão deste novo documento. Para evitar maiores dores de cabeça, é recomendado conferir todos os seus dados e informações antes de ir tirar a nova identidade.

No geral, o intuito da criação desta nova RG é acabar com o registro geral atual que existe no país. Por isto, o número do CPF vai ser o substituto, apenas o número do CPF vai conseguir identificar o cidadão nos registros gerais. O governo federal brasileiro está adotando este novo método, a fim de evitar e diminuir o número de fraudes e unificar o RG em todo território do país.

Como fazer a correção do seu CPF:

Nem todos os brasileiros vão ser obrigados a emitir o novo documento, por enquanto, pois as carteiras de identidade possuem validade de 10 anos. Até o momento, a preferência da emissão do novo documento fica com os cidadãos que necessariamente precisam renovar seu documento.

A correção do CPF pode ser feita através do site da Receita Federal, sendo obrigatório a apresentação de alguns desses documentos como:

  • Documento de identificação com foto;
  • Documento de identificação de um dos paisem caso seja menor de idade;
  • Foto de rosto do requerente, no formato de selfie e segurando o antigo documento;
  • Comprovante de endereço.
  • Certidão de Nascimento ou de Casamento.

Outra novidade é que o novo RG possui um QR code, sendo possível acessá-lo pelo celular. No entanto, até o momento, apenas a versão offline da nova identidade estava disponível.

 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.