Criação de pássaros: uma licença especial é necessária?

Se você deseja domesticar alguma ave, é preciso saber quais espécies são autorizadas e considerar diversas informações importantes.

Se você é apaixonado por aves e deseja ter uma em sua casa, saiba que há alguns pontos importantes que devem ser considerados e, também, espécies específicas que o Ibama e o Ministério da Agricultura autorizam para serem domesticadas.  Todas as demais que não estiverem presentes na lista, precisam de uma licença especial para a comercialização.

Deseja saber mais sobre esse assunto? Então continue com a leitura.

Crie suas aves de maneira consciente

Se você ficou curioso para saber quais são as espécies autorizadas, são elas: Manom, Mandarim, Diamante Gold, Canário, Periquito, Calopsita e Rolinha Diamante.

Como dito acima, todas as outras que não foram descritas necessitam de uma licença especial, tanto para a comercialização silvestre quanto para a exótica.

Especialistas da área indicam os psitacídeos como as aves mais apropriadas para serem domésticas. Trata-se da classe dos papagaios e são animais extremamente inteligentes e afetuosos.

Para crianças, podemos citar Calopsita, Ararajuba e Cacatua. Enquanto para os adultos, destacam-se Papagaio Verdadeiro, Agapornis e RingNeck.

Qual o melhor local para criar essas aves?

Todas as espécies se adaptam muito bem tanto em casa quanto em apartamentos, além disso, elas podem ficar fora da gaiola em vários momentos, porém, precisam ser supervisionadas.

Quando se trata das araras, por exemplo, elas amam estar em espaços amplos e arejados. Uma dica é adquirir outra ave da mesma espécie para que possam fazer companhia uma à outra.

Elas, em especial, não são aconselhadas para criação em apartamentos ou casas em áreas urbanas, pois são aves extremamente barulhentas.

Todas elas precisam de um acompanhamento veterinário?

A resposta é sim. Especialistas dizem que, independentemente se a ave for silvestre ou exótica, ela necessita passar por consultas constantes no médico veterinário.

Isso porque, além de tratar de possíveis doenças, serão eles os melhores para falar sobre o manejo e a alimentação desses animais, uma vez que, quando ambos são feitos de maneira errada, a ave pode sofrer com estresse e desnutrição.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.