8 Dinâmicas Sobre o Meio Ambiente

Conheça 8 dinâmicas e brincadeiras que podem despertar a consciência ambiental e ecológica dos alunos, além de promover debates e trocas de ideias construtivas.

0

No dia 5 de junho se comemora o dia mundial do meio ambiente, com isso, é muito comum que nas escolas, se celebre essa data de alguma forma. Pensando nisso, separamos algumas dinâmicas de grupo sobre meio ambiente para diminuição do uso de lixo e para gerar consciência ambiental e ecológica, noções de sustentabilidade e reciclagem nos alunos.

1 Reunião Ambiental 

Reunião Ambiental 

Em um local aberto, juntos, em um círculo, reúna-se com os alunos, sentados ou de pé. Inicialmente, todos os participantes devem ser convidados a levantar um problema ambiental da atualidade. Cada pessoa deve ser convidada a refletir sobre a questão e pensar em soluções para ele.

Em seguida, a mesma deve compartilhar a solução imaginada e justificar porque aquilo seria bom para a natureza e os seres humanos. Os demais devem interagir, discutir e expor suas sugestões para melhorar a ideia. A ideia é estimular a reflexão nos participantes, de modo que isso leve a ações diferentes no dia a dia das pessoas envolvidas.

2 Ensinando a plantar

Ensinando a plantar

Primeiro, deve-se providenciar mudas de plantas variadas, terra, água, jarros e objetos de jardinagem, como pás. A intenção desta dinâmica é ensinar sobre origem dos alimentos e das plantas, como cuidar de uma plantinha. O instrutor deve convidar as crianças para plantar sua própria mudinha e acompanhar seu crescimento, explicando a importância para a saúde e o meio ambiente

3 Caça ao tesouro

Caça ao tesouro

O primeiro passo é montar uma lista criativa de objetos relativos à natureza a serem procurados. Escolha somente elementos que possam ser recolocados com segurança e que não causem danos ao ambiente. Será preciso também uma sacola (de preferência de papel) para cada criança.

Exemplos:

  • Um osso
  • Uma pena
  • Três tipos diferentes de semente
  • Algo que seja importante na natureza
  • Algo que seja felpudo

Reúna seus alunos em um jardim ou parque, o importante é que seja um lugar em que eles possam achar as coisas da lista. Depois de todos terem finalizado, reúna todos e vejam, item por item, o que eles acharam. E mostre como tudo que existe na natureza tem uma função e sua devida importância.

4 Elementos da natureza

Elementos da natureza

Inicia-se fazendo um grande círculo com os alunos e passar uma caixa contendo diversos elementos naturais, podendo ser, por exemplo: folhas secas, pedras, galhos, flores, areia, raízes, entre outros.

Depois disso, solicitar que cada participante escolha um dos elementos que tenha alguma relação com suas personalidade. Após a escolha, peça para que cada um fale sobre o porquê da escolha.

O objetivo é promover uma reflexão através da associação do perfil pessoal com algum elemento escolhido entre elementos naturais diversos e levando a refletir sobre o que a atividade despertou em cada um

5 Olhos vendados

Olhos vendados

Começa-se dividindo a turma em dois grupos. Um dos grupos utilizará uma venda nos olhos. Cada um do grupo que estiverem sem a venda escolherá um dos vendados. Ao sinal do coordenador, os vendados serão conduzidos, pelo pátio, pelos que estiverem sem a venda.

Os condutores pedirão para que toquem em elementos da natureza e que percebam as sensações através do toque e do olfato. Depois, invertem-se as posições e realiza-se a mesma atividade.

O objetivo é discutir sobre o que sentiram com a experiência, sobre o contato com a natureza e o que mais gostaram: se de conduzir ou se de ser conduzido, e quais as sensações sentidas.

6 Três palavras

Três palavras

O mandante escolhe um assunto, conversa sobre ele e solicita que cada participante diga três palavras que, segundo seu ponto de vista, mais se relacionam com o assunto. O coordenador pode escolher quantos assuntos quiser trabalhar, de acordo com o tempo que tem a sua disposição para a atividade.

O objetivo é que todos consigam expressar seu sentimento em relação a algum assunto sobre o meio ambiente. O coordenador deve impulsionar debates sobre noções de sustentabilidade, reciclagem etc.

7 Frases

Frases

O coordenador deve reunir os alunos em um círculo e em uma caixa deve dispor papéis com frases a serem completadas. As frases devem ter relação com o meio ambiente, gerando debates e troca de ideias.

Exemplos de frases:

Para mim, a reciclagem é…

  • Quando penso no futuro do meio ambiente, eu vejo…
  • Quando falam em poluição eu…
  • Matar animais por divertimento é…
  • O que mais me deixa triste em relação ao meio ambiente é…
  • As enchentes são uma consequência da…
  • Minha maior esperança é um dia ver os rios…
  • Se o homem continuar destruindo o meio ambiente…

8 Perguntas ambientais

Perguntas ambientais

Inicialmente, o coordenador deve elaborar cartelas, contendo uma pergunta em cada. Depois, se forma um círculo com os participantes, todos no chão, e colocar as cartelas no centro, com as perguntas viradas para baixo. Cada aluno responderá a uma pergunta, de modo a gerar reflexões sobre o assunto.

Sugestões de perguntas:

  • O que você faz para poupar água?
  • O que você pode fazer para poupar energia elétrica?
  • O que você pode fazer para diminuir a produção de lixo?
  • O que você faz para colaborar com o meio ambiente?
  • Você se preocupa com o meio ambiente? Por quê?
  • O que você mais gosta na natureza?
  • Qual é o maior problema ambiental, para você?
  • Você se considera parte da natureza? Por quê?
  • Qual a importância da água?

De fato essas atividades despertarão sentimentos de empatia e preocupação com o meio ambiente, mas é importante lembrar que não só em 5 de junho, mas todos os dias são dias para dar o devido valor ao meio ambiente.

Está cada vez mais frequente poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

É imprescindível que tenhamos consciência ecológica sempre para evitar que danos maiores sejam feitos.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.