Criadores de conteúdo do YouTube agora terão que sinalizar vídeos feitos com IA

A medida, implementada pela plataforma na última segunda-feira (18), visa esclarecer ‘confusões’ geradas na mente dos consumidores de conteúdo.

Dia após dia os conteúdos feitos com o auxílio da Inteligência Artificial (IA) têm se tornado cada vez mais comuns em todas as vertentes criativas.

São textos gerados por IA, músicas e dublagens, e até vídeos com personagens e cenas totalmente geradas artificialmente. Porém, há limites de tolerância para tudo isso.

Como exemplo, agora o YouTube está exigindo que os seus criadores de conteúdo indiquem, no momento em que estiverem fazendo o upload de vídeos na plataforma, se os vídeos são ou não gerados por Inteligência Artificial. Nos casos afirmativos o conteúdo contará com uma indicação de “artificialidade”.

Para fazer a sinalização, os donos de canais precisam responder uma série de perguntas listadas pela plataforma e responder “Sim” ou “Não”. Em suma, o objetivo é distinguir vídeos com atores humanos, em cenas reais, de vídeos fictícios, totalmente gerados por máquinas.

Será que funciona?

(Imagem: divulgação)

Essa medida, que passou a valer na última segunda-feira (18), visa proteger os consumidores dos vídeos de confusões geradas por conteúdos que parecem humanos, mas não são, como os famosos deep fakes.

Apesar de tudo, muitos críticos estão questionando a eficácia da decisão do YouTube, uma vez que a nova ferramenta é baseada apenas nas respostas dos criadores de conteúdo.

Contudo, a plataforma de vídeos se defende dizendo que terá mecanismos próprios para análises de conteúdos gerados por IA, além da implementação automática de TAGs de alerta em conteúdos considerados sensíveis.

Vale ressaltar que se enquadram nessa medida apenas vídeos totalmente gerados por Inteligência Artificial. Conteúdos que foram apenas mixados por editores de IA ou que receberam retoques, mas são criações humanas, não serão afetados de forma alguma.

Medidas de proteção

Essa e outras novidades relacionadas ao cuidado com conteúdos criados com ajuda da IA já vêm sendo implementadas pelo YouTube desde o ano passado.

Inclusive, a plataforma prometeu adicionar plugins e botões de controle aos players para que os consumidores dos vídeos peçam análises da veracidade de conteúdos marcados como tendo sido feitos por IA.

Em especial, o YouTube anunciou em novembro de 2023 que pessoas prejudicadas por conteúdos de deep fake poderão enviar reclamações à plataforma quando encontrarem um conteúdo do tipo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.