Brasileira de 3 anos apresenta alto QI e se torna a mais jovem a ingressar na Mensa

A associação responsável pela categorização de altos QIs no Brasil identificou novos achados para o seu mapeamento.

A Mensa Internacional é uma instituição responsável por organizar os altos quocientes de inteligência (QI) no mundo todo. Durante o segundo semestre de 2022, a representante dessa associação no Brasil identificou no Amapá uma criança com superinteligência.

Athena Macário Silveira foi submetida, quando tinha 2 anos e meio, a testes reconhecidos pelo Conselho Federal de Psicologia. A aprovação na associação foi oficializada recentemente, sendo a garota a mais jovem do país a ingressar na instituição.

Athena Macário Silveira a criança mais nova a integrar o Mensa Brasil. Foto: Arquivo pessoal

Leia mais: Quebra-cabeças para crianças: 10 perguntas inteligentes para estimular os pequenos

Mapeamento de pessoas intelectualmente mais desenvolvidas têm avançado no Brasil

Com a confirmação da superinteligência, Athena ingressou em um grupo restrito de jovens classificados pela organização brasileira. Fazem parte desse grupo 297 crianças de todas as regiões do país, sendo o estado de São Paulo o com maior número de membros (109).

Logo em seguida os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, possuem respectivamente 37 e 32 membros dessa associação. A Mensa tem realizado testes periódicos a fim de ampliar o rastreio de novos gênios em todo território nacional.

No dia 26 de  novembro ocorreu o mais recente teste abrangendo 19 municípios do país. Os participantes devem ter 17 anos ou mais, e devem estar cursando ou terem cursado o ensino superior. A prova é realizada de forma simultânea. Para aqueles que possuem menos de 16 anos, a Mensa prefere avaliar por meio de laudos de testes de inteligência oficiais.

Caso de criança com superinteligência

O caso de Athena pode soar como incrivelmente extraordinário, mas, ele não é isolado. Por esse motivo, o principal objetivo da entidade é identificar pessoas com grandes dotes intelectuais. De acordo com o presidente da Mensa Brasil, Rodrigo Sauaia, o país ainda tem muitos talentos intelectuais escondidos que precisam ser encontrados.

Sendo o Brasil uma das maiores populações do planeta, deve -se considerar que ao menos 2% dos habitantes podem apresentar QI acima da média. E o mapeamento dessas pessoas fornece a elas um ambiente intelectual e socialmente estimulante para desenvolver seus talentos.

O que só é possível devido ao surgimento da Mensa internacional, a qual foi fundada em 1946, no Reino Unido. A Mensa funciona ao redor do mundo como instituições que visam promover a inteligência como ferramenta para o desenvolvimento e evolução da humanidade.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.