Crianças preferem alimentos naturais a produtos industrializados

Para os pequenos, a comida natural é mais desejada por conta do maior nível de sabor e segurança, e o alimento processado perde na comparação.

O mito de que as crianças preferem comidas gordurosas vai de encontro a um estudo recente. Nele, os cientistas descobriram que as crianças conseguem perceber a diferença entre um alimento industrializado e o natural. Com o estudo, revelou-se que as crianças preferem alimentos naturais aos industrializados.

Leia mais: Crianças não devem consumir açúcar até os 2 anos

Infância é essencial na formação da preferência alimentar

Os pesquisadores indicaram que a infância é um período fundamental para que a criança aprenda como se alimentar e desenvolva o poder de escolha sobre consumir certos alimentos. Conforme Matti Wilks, da Universidade de Edimburgo, as evidências coletadas nos Estados Unidos sugerem que a tendência de preferir comidas naturais está presente na infância.

Segundo ele, os adultos também têm uma inclinação para preferir alimentos naturais, o que sugere uma possível influência de fatores sociais. Para o pesquisador, o desafio agora é entender porque preferimos os alimentos mais saudáveis.

Assim, os cientistas entendem que é possível fazer uma criança de 5 anos compreender que os alimentos naturais são mais saudáveis, gerando uma crença positiva nelas. Outros vão mais adiante e afirmam ser possível fazer uma criança entender isso ainda mais jovem, antes dos 5 anos.

Gosto e segurança são percebidos por crianças

Engana-se quem pensa que o contrário. De acordo com os cientistas, os pequenos conseguem perceber quando um alimento é processado. Isso porque a sensação de sabor, confiança e desejo no alimento podem ser notadas pelas crianças.

Em um estudo realizado pelas universidades de Edimburgo e Yale, as evidências demonstraram que 137 crianças, de 6 a 10 anos, preferiram consumir maçãs cultivadas em fazendas àquelas produzidas em laboratório. Adultos também participaram da pesquisa e escolheram a maçã produzida na fazenda.

Para justificar a preferência, as crianças se referiram ao fato das maçãs geradas na fazenda apresentarem maior frescor e se desenvolverem ao ar livre, sob a luz do sol. Já adultos elencaram o fato de ser natural como critério de escolha.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More