Crianças preferem alimentos naturais a produtos industrializados

Para os pequenos, a comida natural é mais desejada por conta do maior nível de sabor e segurança, e o alimento processado perde na comparação.

O mito de que as crianças preferem comidas gordurosas vai de encontro a um estudo recente. Nele, os cientistas descobriram que as crianças conseguem perceber a diferença entre um alimento industrializado e o natural. Com o estudo, revelou-se que as crianças preferem alimentos naturais aos industrializados.

Leia mais: Crianças não devem consumir açúcar até os 2 anos

Infância é essencial na formação da preferência alimentar

Os pesquisadores indicaram que a infância é um período fundamental para que a criança aprenda como se alimentar e desenvolva o poder de escolha sobre consumir certos alimentos. Conforme Matti Wilks, da Universidade de Edimburgo, as evidências coletadas nos Estados Unidos sugerem que a tendência de preferir comidas naturais está presente na infância.

Segundo ele, os adultos também têm uma inclinação para preferir alimentos naturais, o que sugere uma possível influência de fatores sociais. Para o pesquisador, o desafio agora é entender porque preferimos os alimentos mais saudáveis.

Assim, os cientistas entendem que é possível fazer uma criança de 5 anos compreender que os alimentos naturais são mais saudáveis, gerando uma crença positiva nelas. Outros vão mais adiante e afirmam ser possível fazer uma criança entender isso ainda mais jovem, antes dos 5 anos.

Gosto e segurança são percebidos por crianças

Engana-se quem pensa que o contrário. De acordo com os cientistas, os pequenos conseguem perceber quando um alimento é processado. Isso porque a sensação de sabor, confiança e desejo no alimento podem ser notadas pelas crianças.

Em um estudo realizado pelas universidades de Edimburgo e Yale, as evidências demonstraram que 137 crianças, de 6 a 10 anos, preferiram consumir maçãs cultivadas em fazendas àquelas produzidas em laboratório. Adultos também participaram da pesquisa e escolheram a maçã produzida na fazenda.

Para justificar a preferência, as crianças se referiram ao fato das maçãs geradas na fazenda apresentarem maior frescor e se desenvolverem ao ar livre, sob a luz do sol. Já adultos elencaram o fato de ser natural como critério de escolha.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.