Criptografia

Em uma época como tantos dados e informações circulando pela internet, a criptografia tem se tornado indispensável. Saiba o que significa, para que serve e como funciona a criptografia.

0

Criptografia é uma palavra que vem se tornando mais popular a cada dia e é bem provável que você já a tenha visto algumas vezes. Saiba que o termo criptografia é de origem grega, vem de kriptos que significa “oculto” e de graphia que significa “escrita”.

Mas o que realmente significa criptografia? Para que serve? Como funciona? Continue a leitura e saiba mais sobre esse assunto!

O que é criptografia

A criptografia é um conjunto de técnicas utilizadas para transformar dados em códigos, que só podem ser descodificados por pessoas autorizadas através de uma chave de acesso.

Para ficar mais claro, imagine duas crianças que estão brincando de se comunicar sem que outras pessoas as entendam e utilizam uma linguagem em códigos que apenas elas sabem decifrar. A criptografia tem esse mesmo princípio básico.

O que a criptografia faz é tornar um texto ilegível, através de códigos que não fazem o menor sentido, para que pessoas sem autorização não entendam o que está escrito.

Para que serve a criptografia

Nunca houve uma época com mais compartilhamento e trocas de informações, compras ou transações bancárias feitas pela internet como agora.

Então, é de se imaginar que todos esses dados devam ser protegidos de alguma forma contra pessoas que não estão autorizadas. Para isso, existe a criptografia, ela foi criada com o intuito de proteger informações.

Criptografia - proteção de dados

Se você usa o aplicativo WhatsApp, por exemplo, saiba que é a criptografia a tecnologia usada para proteger, contra intrusos virtuais, suas mensagens enviadas, sejam elas de texto, voz, imagens ou vídeos.

Mas o uso da criptografia vai além, ela pode ser usada para proteger dados armazenados em computadores, dados armazenados em nuvens, envio e recebimento de e-mails, operações financeiras, entre outros tipos de informações transitadas via web.

Como funciona a criptografia

Na criptografia são utilizados algoritmos matemáticos para codificar ou cifrar textos através de uma chave. Uma vez codificados, os textos só poderão ser descodificados ou decifrados também por meio de uma chave.

Assim, na criptografia, a chave serve para codificar e descodificar o texto e, nesse sentido, existem dois tipos de criptografia: criptografia simétrica e criptografia assimétrica.

  • Criptografia simétrica: utiliza a mesma chave para codificar e descodificar a mensagem.
  • Criptografia assimétrica: utiliza uma chave para codificar e outra chave para descodificar. Esse tipo de criptografia também é conhecida como criptografia de ponta a ponta.

As pessoas que trabalham com o desenvolvimento de tecnologias de criptografia, criação dos algoritmos, chaves de codificação e descodificação são chamadas de criptoanalistas.

Assim como esses profissionais buscam verificar se chaves criadas podem ou não ser quebradas, existem pessoas mal-intencionadas que também fazem isso, mais conhecidos como hackers.

Isso significa que nem toda chave é inquebrável, e que o uso da criptografia nem sempre indica que você está livre que alguém indevido tenha acesso a suas informações.

Você também pode se interessar:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.