Cuidado! 6 plantas são venenosas e podem matar seus cachorros
As plantas realmente tornam o ambiente alegre e fresco, mas é preciso escolher espécies que não afetem a saúde dos cachorros e outros animais de estimação.
Os tutores de cães e gatos precisam prestar atenção nos arranjos que têm em casa ou no jardim, pois algumas delas podem ser venenosas para os pets. Dito isso, o simples contato ou a ingestão de partes causam sintomas indesejados.
Veja também: Primeira vez com plantas? 5 cactos suspensos ideais para pequenos espaços
Da convulsão à morte, é essencial entender que os cachorros correm risco de vida ao ficar exposto a diversas plantas. Ou seja, procure mantê-los longe de arbustos, jardins e parques que apresentam flores desconhecidas no terreno.
Plantas comuns que afetam o organismo dos cachorros
1. Palmeira-sagu
Primeiramente, a palmeira-sagu surgiu na Ásia e se adaptou ao clima tropical, tornando-se popular no Brasil. Essas palmeiras concentram uma substância chamada cicasina, que compromete o sistema digestivo do cão. Portanto, o consumo das folhagens resulta em vômito, diarreia e dores abdominais.
2. Costela-de-Adão
Quanto à Costela-de-Adão, nativa da América Central e do Sul, observa-se uma trepadeira. Contudo, fragmentos costumam cair no chão e ao passo que reúne oxalato de cálcio, proporcionam irritação. Desse modo, os sinais incluem salivação, inchaço na boca, dificuldade de se alimentar e asfixia.
3. Lírio-da-paz
O lírio-da-paz parece inofensivo e abrange a América Latina, e as flores delicadas têm saponina. Visto que esse elemento forma uma espuma ao se misturar na água, revela uma reação intoxicante. Por esse motivo, os problemas vômito, diarreia, náusea, desidratação e irritação na boca e na garganta.
4. Oleandro
Já o oleandro saiu do Mediterrâneo e chegou a vários países, graças ao caráter ornamental que decora jardins. Sendo assim, é uma planta arbustiva, que alcança 6 metros de altura, com folhas verdes e lanceoladas. Apesar da beleza, os glicosídeos cardíacos dos caules interferem no funcionamento do coração dos animais.
5. Planta-cobra
Em relação à planta-cobra, escolhida por pessoas que não dispõem de muito tempo, é possível observar a presença de alcalóides. Essas substâncias corrompem o sistema nervoso. Logo, favorece a dilatação das pupilas, desorientação, alucinações, convulsões e coma.
6. Azaleia
A azaleia tem um alto nível de toxicidade, reunindo pigmentos rosa, vermelho, branco e lilás. Esse arbusto contém andromedotoxina, que leva à sobrecarga dos rins. Além da falência renal, as crises são acompanhadas de vômito, diarreia, perda de apetite, sede excessiva, urina escassa e insuficiência renal.
Comentários estão fechados.