Atente-se ao vírus: Nova atualização de vírus ROUBA DINHEIRO por pix!

O malware agora tem a capacidade de roubar transferências Pix de celulares.

De acordo com a empresa de cibersegurança Cyble Research & Intelligence Labs (CRIL), o GoatRAT, vírus conhecido por atuar de maneira silenciosa em aparelhos telefônicos, ganhou uma nova atualização que o deixou ainda mais perigoso. O malware agora tem a capacidade de roubar transferências Pix de celulares.

Malware, abreviação de “software malicioso”, refere-se a qualquer tipo de software projetado para prejudicar ou explorar computadores, redes ou outros dispositivos. O malware pode assumir várias formas, incluindo vírus, worms, cavalos de Troia, ransomware, spyware, adware e rootkits.

Segundo a empresa de cibersegurança, o golpe foca usuários do Nubank e começa a partir de um link malicioso enviado a usuários que se passa por uma página oficial do banco, escrito “nubankmodulo”. Quando a URL é aberta, o usuário é automaticamente redirecionado para um segundo site, que faz o download de um arquivo de forma automática.

Dessa forma, os criminosos usam recursos do próprio celular para invadir os sistemas de pagamento e roubar transferências via Pix. Além do Nubank, a CRIL afirma que o Banco Inter e o PagBank também são alvos do programa malicioso.

O PagBank se posicionou sobre a situação:

“O PagBank PagSeguro segue padrões rígidos de segurança em seus sistemas de tecnologia da informação, um dos principais pilares da companhia. Não detectamos nenhum tipo de vulnerabilidade em nossos sistemas. Esta afirmação do vírus abaixo afetando nossos clientes é falsa”, disse o banco.

Para se proteger do vírus no celular, é importante seguir algumas boas práticas de segurança. São elas:

  • Baixe aplicativos de lojas oficiais, como a Google Play Store ou a App Store da Apple;
  • Não clique em links enviados por números ou e-mails desconhecidos;
  • Sempre utilize biometria para bloqueios;
  • Use redes wi-fi gratuitas se for extremamente necessário;
  • Baixe um app antivírus.
  • Ative a autenticação em dois fatores;
  • Mantenha o sistema operacional atualizado.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.