Cuidado: ESTA função do WhatsApp pode tornar celulares vulneráveis a golpes

Lançada recentemente, essa nova funcionalidade do app de mensagens pode facilitar o acesso de cibercriminosos a vítimas em potencial.

Recentemente, a Meta, empresa que controla o WhatsApp, anunciou que o app de mensagens mais popular do mundo iria ganhar uma modificação “drástica”.

Em resumo, a atualização em questão possibilita que uma única conta possa ser acessada por cinco dispositivos diferentes de forma simultânea. Os dispositivos podem ser móveis ou não.

Embora tenha havido uma grande satisfação por parte de muitas pessoas em relação à nova função, especialistas em segurança cibernética alertam que é preciso ter cautela ao usar o artifício.

De acordo com os especialistas, criminosos podem tirar proveito da nova funcionalidade para invadir contas alheias do WhatsApp, aplicando golpes.

O que torna a nova função do WhatsApp frágil?

A nova funcionalidade que permite o acesso simultâneo de até cinco dispositivos a uma mesma conta de WhatsApp funciona da mesma forma que a sincronização do WhatsApp Web.

Em outras palavras, para que os dispositivos se conectem à conta principal é necessário ler um QR Code, que pode ser enviado no formato de imagem ou código.

É justamente aí que, segundo os especialistas em segurança digital, os cibercriminosos podem atuar, desviando o QR Code para si de alguma forma e acessando as contas.

Além disso, softwares maliciosos que eventualmente estejam instalados em um dos dispositivos conectados podem tirar prints de telas ou copiar os QR Codes de forma automática, enviando as informações aos seus controladores.

Veja como evitar golpes

Para evitar que a sua conta do WhatsApp seja invadida por criminosos, tome as seguintes precauções:

  • Jamais passe o QR Code de emparelhamento do seu WhatsApp para terceiros;
  • Não tire prints da tela de QR Code do WhatsApp, mesmo que seja para guardar na galeria do dispositivo;
  • Se precisar conectar a conta, desconecte-a assim que não precisar mais da conexão.

Além de tomar essas medidas, fique atento a movimentações estranhas no seu WhatsApp e nos dispositivos onde utiliza o aplicativo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.