CUIDADO: este hábito relacionado a carregares pode estar prejudicando você!

Os carregadores portáteis são itens indispensáveis para a rotina das pessoas atualmente. Porém, um hábito de uso específico relacionado a esses equipamentos pode ser nocivo. Entenda!

Você já deve ter se perguntado o que fazer para economizar ainda mais energia, certo? Nesse sentido, existem alguns hábitos que aumentam — e consideravelmente — o consumo de eletricidade. E, pasme: os carregadores do seu celular ou computador podem ser grandes responsáveis por isso.

Ainda que sejam quantidades pequenas de energia desperdiçada, manter o seu carregador na tomada, mesmo sem utilização, consome, sim energia.

Este gasto é chamado de “fantasma“, justamente pelo consumo ser mínimo. Isso acontece porque, não só os carregadores de celular, mas outros dispositivos, ainda possuem circuitos internos.

Para entender por que tal prática eleva o seu consumo de energia e quais são as boas práticas para diminuir a sua conta, continue a leitura!

Carregadores portáteis gastam energia, mesmo sem os eletrônicos conectados

Os carregadores convertem a corrente alternada em corrente contínua por meio de um transformador, isso cria um campo magnético. Mesmo sem dispositivos conectados, esse campo consome energia.

Dessa forma, outros dispositivos, como relógios, TVs e videogames, ao manterem circuitos internos ativos, mesmo com os aparelhos desligados, gastam eletricidade.

Por exemplo, manter um carregador de celular na tomada por um mês pode gerar um consumo de 0,04 kWh, resultando em R$ 0,02 na conta de luz. Já o carregador de notebook pode consumir 0,2 kWh, ou R$ 0,10.

Embora pareçam valores baixos, somados ao desperdício de vários carregadores em casa, a economia pode ser considerável.

(Imagem: Freepik/reprodução)

Como diminuir o consumo de energia em sua casa?

Para evitar esse consumo desnecessário, a solução é mais simples do que pode parecer: basta retirar os carregadores da tomada quando não estiverem em uso.

Isso também previne danos por sobrecargas na rede elétrica, evitando que o seu dispositivo queime, por exemplo, em caso de falta de energia.

Outra opção é utilizar filtros de linha ou réguas com interruptor, facilitando o desligamento de múltiplos equipamentos ao mesmo tempo. Assim, você mantém os mesmos dispositivos ligados a esta régua para ligá-los e desligá-los ao mesmo tempo, facilitando sua rotina.

Por fim, apesar de o gasto ser baixo, pequenas atitudes como desligar os carregadores economizam energia e contribuem para a preservação do meio ambiente, além de poupar alguns centavos na conta de luz e garantirem a segurança das pessoas que estiverem no ambiente.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.