Cuidado: Inmet alerta para chuvas intensas espalhadas pelo país (Renan)
Instituto divulgou em boletim, os risco de ventos fortes e chuvas intensas em mais de 2 mil cidades. Veja quais podem ser os locais afetados.
As chuvas estão bastante intensas desde o fim do ano passado. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vem mais água por aí, então as pessoas têm que se preparar. Em comunicado divulgado, mais de 2 mil cidades brasileiras serão afetadas por chuvas fortes, sendo considerado um grau de “perigo”.
As previsões eram de que os volumes ficariam entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia.
O alerta foi dado porque as chuvas chegaram acompanhadas de fortes ventos que podiam alcançar velocidades entre 60 e 100 km/h. Esses eventos climáticos apontavam para uma grande chance de queda de energia elétrica, quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Tendo em vista a intensidade das chuvas, o recomendado é sempre se proteger durante os temporais, evitando locais que possam aumentar qualquer risco. Por exemplo: não é indicado buscar abrigo sob árvores, já que elas são um fio condutor de raios, bem como desligar aparelhos elétricos da tomada. A depender da intensidade da tempestade, esses eletrônicos estão passíveis a sofrer um curto-circuito, queima e podem conduzir a eletricidade.
Conforme divulgado no site do instituto, aproximadamente 2 mil cidades sofreram e seguem sob fortes chuvas.
Cidades abaixo devem sofrer com fortes chuvas nos próximos dias
- Campinas;
- Central Espírito-santense;
- Central Mineira;
- Centro Norte de Mato Grosso do Sul;
- Distrito Federal;
- Leste Goiano;
- Leste Rondoniense;
- Madeira-Guaporé;
- Metropolitana do Rio de Janeiro;
- Nordeste Mato-grossense;
- Noroeste Espírito-santense;
- Norte de Minas;
- Norte Fluminense;
- Pantanais Sul Mato-grossense;
- Ribeirão Preto;
- São José do Rio Preto;
- Sudeste Paraense;
- Sudoeste Paraense;
- Sul Baiano;
- Sul/Sudoeste de Minas;
- Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba;
- Vale do Juruá;
- Vale do Mucuri;
- Vale do Rio Doce.
O site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS) pode ser acessado para verificar todas as regiões e cidades que serão impactadas pelas chuvas. Dessa maneira, é possível se preparar melhor.
Caso se encontre em alguma situação de emergência proveniente desses eventos, é possível entrar em contato com o Corpo de Bombeiros por meio do número 193 ou com a Central de Atendimento da Defesa Civil, discando 199.
Comentários estão fechados.