CUIDADO! Você pode estar carregando o seu celular da forma ERRADA; entenda
O correto é deixar o seu celular na tomada até atingir 100% de bateria ou retirar o aparelho antes disso? Vamos esclarecer essa dúvida de uma vez por todas!
Problemas com a bateria do celular são mais comuns do que gostaríamos. Mas você sabia que a forma como você faz uso do smartphone e do carregador pode influenciar a vida útil do aparelho?
Para evitar erros rotineiros e prejudiciais ao seu dispositivo, preparamos um guia definitivo com as melhores dicas sobre como carregar o celular corretamente e o que não fazer durante o processo.
O tipo da bateria faz toda a diferença
Nem todo mundo sabe, mas existem diferentes tipos de bateria e cada uma delas requer cuidados específicos. No entanto, nos aparelhos modernos há uma categoria predominante: íon de lítio.
As baterias de íon de lítio, quando chegam perto do vazio, começam a puxar uma corrente constante e a operar em baixa voltagem, o que é benéfico para a saúde do componente, de acordo com a Battery University.
(Imagem: divulgação)
Diferentemente dos modelos antigos, que eram feitos de níquel-cádmio, as novas versões não sofrem com o chamado “efeito de memória”, não sendo necessário esperar uma descarga total para recarregá-la.
Por outro lado, a tensão começa a crescer à medida que maior carga é adquirida, portanto, é recomendado mantê-la em uma faixa abaixo de 100%.
Na verdade, o indicado é que a carga permaneça entre 80% e 30%. Dessa forma, o processo exige menor tensão, prolongando a vida útil da bateria e do celular em geral.
Evite dormir com o celular na tomada
Como visto, a prática de deixar o celular carregando completamente é comum, mas desaconselhada pelos especialistas. Por isso, o ideal é não deixar o dispositivo conectado no carregador por muitas horas.
Os celulares mais recentes, com sistema de carregamento rápido, geralmente têm um estímulo veloz no início do processo e depois o tornam mais lento. Existe uma explicação para isso.
Conforme a Apple, a recarga mais lenta a partir dos 80% é uma questão de longevidade. Nos iPhones, o carregamento pode ser pausado em 80% quando a temperatura da bateria excede o limite recomendado.
Por isso, o hábito da recarga noturna — isto é, carregar o aparelho durante toda a noite e tirá-lo da tomada apenas ao acordar pela manhã — pode até dar uma sensação de paz de manhã, mas não é nada saudável.
Além disso, do mesmo modo que chegar ao máximo não é indicado, o extremo contrário deve ser evitado. A Samsung, por exemplo, recomenda que seus clientes mantenham os celulares com pelo menos metade da capacidade de bateria carregada.
De todo modo, a dica é que você faça pequenas recargas ao longo do dia, mesmo que seja para aumentar a carga em apenas 10%. Essa é uma das melhores formas de garantir a longevidade do aparelho.
Comentários estão fechados.