3 cuidados necessários que você deve ter ao usar a panela de pressão

Utilizar a panela de forma inadequada pode provocar acidentes. Aprenda cuidados para o manuseio.

Para muitas pessoas que cozinham ou querem aprender a cozinhar, a panela de pressão é um dos eletrodomésticos mais temidos. Porém, o medo não é para menos, é importante conhecer todos os cuidados necessários. Se não for manuseado corretamente, pode explodir e causar graves acidentes, e até mesmo casos fatais. Por isso, confira a seguir três dicas muito importantes para você saber antes de manusear a panela de pressão!

Leia mais: Saiba como fazer brigadeirão de panela de pressão em poucos minutos

3 dicas importantes para o manuseio da panela de pressão

Importante ter o selo do Inmetro na sua panela

O selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) te dá uma garantia da qualidade dessa panela de pressão. O selo indica que é fabricado em conformidade com a legislação brasileira e foi testado de acordo com as normas de segurança. Tudo isso garantindo que sua panela não exploda, a menos que seja mal utilizada.

A válvula de controle também é um indicativo

Outra ótima dica para não se preocupar em cozinhar na panela de pressão: mantenha sempre os olhos e os ouvidos abertos. Depois que a pressão aumenta, a válvula de controle libera vapor continuamente. Isso geralmente cria ruídos característicos, mas não é a regra.

Este é um momento para prestar atenção quando sua válvula de controle não estiver oscilando com vapor ou liberando através de uma pequena saída. Isso pode significar que a tampa está entupida, sendo necessário desligar o fogão para evitar que mais pressão se acumule.

Dessa forma, espere que o vapor saia completamente e retire a válvula de controle para limpá-la e desentupi-la. Após a limpeza, basta colocar a tampa de volta na panela para continuar cozinhando.

Deixe que a pressão saia toda da panela

Quando terminar de usar, desligue o fogão e espere que o vapor saia sozinho. É muito comum ver as pessoas colocarem algo na válvula para que ela suba rapidamente e saia logo o vapor, mas tome cuidado com isso. Além do fato de que você precisa limpar o fogão mais tarde, a válvula de controle pode entupir neste momento.

Se isso ocorrer, a válvula não vai conseguir liberar o vapor e você não poderá abrir a tampa com a trava de segurança porque ainda haverá vapor no interior. A válvula de segurança não estoura porque não há pressão suficiente. Então você terá que esperar mais tempo para abrir a panela.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More