Adote a calistenia em sua rotina: explore os benefícios e saiba como praticar
Calistenia, a modalidade de treino que utiliza apenas o peso do próprio corpo.
É possível facilmente encontrar pessoas em praças fazendo exercícios, os quais utilizam o apenas o peso do próprio corpo. O que muitos não sabem é que essa é uma modalidade de treino bastante utilizada e que traz inúmeros benefícios e resultados para o corpo. Porém, como todo treino, ainda é necessário ter alguns cuidados. Então, temos aqui alguns dos benefícios e cuidados para treinar calistenia!
O treino que utiliza apenas o peso do corpo
Existem diversas praças no Brasil com alguns itens os quais são utilizados para o treino de calistenias. Esses treinos, à primeira vista, parecem até fáceis de serem reproduzidos.
Porém, isso não é verdade, já que a prática exige treino e constância para que seja possível obter resultados.
Um ponto que chama atenção para a maioria dos adeptos da calistenia é que com ela não se faz necessário ir à academia, pois com flexões, agachamentos e saltos você consegue realizar seu treino.
A calistenia nada mais é do que a modalidade que utiliza apenas o peso do próprio corpo do indivíduo. Com ela é possível obter diversos benefícios, porém é extremamente necessário tomar alguns cuidados com ela para que a prática seja realizada de forma segura.
Quais os benefícios da calistenia?
“A calistenia é um conjunto de exercícios físicos que utiliza o peso natural do próprio corpo e une técnicas de diversas modalidades, como ginástica, dança e yoga. Ela engloba equilíbrio, consciência corporal, flexibilidade e força. Baseado na consciência corporal e em exercícios funcionais, como agachamento, flexão de braço, barras e outros, o treino calistênico progride de acordo com o avanço físico, o que leva tempo e exige repetições de movimento” conta Gleidson Dória, professor e educador físico especialista em reabilitação de lesões e doenças musculoesqueléticas.
Sendo assim, praticar calistenia traz inúmeros benefícios para o nosso corpo no quesito saúde e bem-estar, mas não só isso. Com ela, é possível adquirir mais força, resistência, flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio e queima de gordura corporal.
Além disso, a calistenia é uma modalidade de treino mais acessível para as pessoas, afinal diferente das academias tradicionais e o pilates, ela pode ser feita até mesmo em praças ao ar livre.
Riscos e cuidados necessários
Embora a calistenia utilize apenas o peso do próprio corpo da pessoa, ela ainda é uma atividade física e sendo assim, exige cuidados para que a prática seja segura e traga realmente resultados.
Para aqueles que estão acima do peso, a calistenia pode ser ainda mais perigosa, afinal um movimento feito de forma equivocada pode levar a lesões ocasionadas por sobrecarga.
Sendo assim, é extremamente necessário respeitar os limites do próprio corpo e ir aos poucos, além disso, vale ressaltar também a necessidade de realizar alongamentos antes do treino.
Comentários estão fechados.