Cuidados necessários ao declarar o IR para evitar cair na malha fina
Saiba cuidados para evitar ter problemas com a Receita.
O popularmente conhecido como “cair na malha fina” nada mais significa do que a Receita Federal encontrar inconsistências na sua declaração anual.
Quando isso acontece, você não recebe a restituição até que todas as informações sejam retificadas e devidamente comprovadas. Para não se prejudicar, leia o artigo na íntegra e saiba o que pode te levar para a malha fina no imposto de renda e se previna.
Leia mais: É possível doar o imposto de renda para os auxílios?
Como evitar cair na malha fina?
Novamente em 2022, o Imposto de Renda é uma obrigação para milhões de brasileiros. Seu prazo inicial era para 29 de abril, porém passou a ser prorrogado, e a nova data consta para ser entregue no dia 31 de maio. Para que você fique preparado, saiba o que pode lhe evitar problemas.
- Instituições Financeiras e bancos
Qualquer tipo de órgão financeiro deve enviar a Declaração de Informações sobre Movimentação Financeira à Receita Federal, uma vez que as movimentações passam de 5 mil reais ao semestre.
Nessa mesma norma, atuam os cartões de crédito. Esses também prestam contas através de uma declaração, todo mês no qual a fatura passa do valor de 5 mil reais. Caso seus valores estejam divergentes com os da Receita, você terá problemas.
- Dados incompletos ou erros de digitação
Esse é um erro muito bobo e minimizado, porém, é um dos erros mais comuns ao preencher a IR. Por isso, preste sempre muita atenção além de revisar a sua declaração antes de enviá-la.
- Não declarar ações, recebimento de aluguéis ou pensões
Uma das principais causas de pessoas que caem na malha fina é esquecer de declarar ações ou outras fontes de renda. Inclusive, quem recebe mais de R $20 mil, com a venda de ações mensalmente é imprescindível declarar o valor.
Em caso dos aluguéis, se o pagamento do valor for feito diretamente à pessoa física, o declarante tem como obrigação informar à Receita Federal, o valor recebido mensalmente. Se houver um intermediário, tal como uma imobiliária, é necessário solicitar que a empresa envie o informe de rendimento sobre os aluguéis recebidos.
Comentários estão fechados.