Curling

Conhecido como o xadrez do gelo, o curling é um dos mais antigos esportes de inverno exige estratégia e concentração.

0

As origens do curling são incertas, mas sabe-se que ele já era praticado no século XVI, em Renfrewshire, na Escócia. No princípio, ele era praticado com pedras heterogêneas encontradas ao redor dos lagos congelados. Colonos escoceses e o intercâmbio cultural apresentaram a prática a outros países.

O nome vem do verbo em inglês “to curl”, que significa curvar ou girar, e foi atribuído a atividade pela primeira vez em 1620, em um poema. Em 1838, as regras foram descritas e se normatizaram a prática entre os praticantes. Os Jogos Olímpicos de Inverno, em 1924, em Chamonix, deram grande visibilidade à prática.

Regras

Em uma pista de gelo com 45,72 metros de comprimento e 5 de largura, duas equipes de quatro jogadores têm o objetivo de posicionar o maior número de pedras possível dentro do alvo (chamado de tee ou casa).

Cada pedra de granito pesa 19 kg e pode ser acelerada ou ter a trajetória alterada por varredores (sweepers), que com a vassoura esquentam o gelo até o ponto de fusão diminuindo o atrito com a pedra. Para que isso funcione, a refrigeração da pista de curling tem de ser precisa, não passando dos cinco graus negativos.

O jogo é dividido em dez ends, em que cada um dos quatro jogadores de cada equipe pode lançar duas pedras e no final do qual são verificadas quais pedras se localizam mais próximas ao centro do alvo. A pontuação é somada após cada end e, no final de dez ends, com possibilidade de end extra para desempate, a equipe com mais pontos vence.

Existem vários tipos de lançamento:

  • Draw – Consiste em jogar uma pedra na direção do Tee.
  • Takeout –Um lançamento com intenção de tirar uma pedra adversária de sua posição.
  • Guard – Uma pedra lançada para formar uma barreira.
  • Raise – Tem como objetivo acertar uma pedra da própria equipe e colocá-la em melhor posição.
  • Hit and Roll – Visa acertar uma pedra adversária para que esta, por sua vez, acerte outra pedra

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.