Currículos criados pelo ChatGPT está sendo usados como ‘quebra-galhos’ por candidatos
Novo uso dos softwares de IA está virando uma tendência entre os universitários.
A utilização de tecnologia para a realização de atividades cotidianas, e até mesmo profissionais, está cada vez mais comum atualmente.
Principalmente no que diz respeito às inteligências artificiais (IAs), como o ChatGPT, que são capazes de formular textos com base em dados obtidos na internet.
Nesse sentido, uma nova tendência, sobretudo entre os mais jovens, é o uso desses programas para criar currículos. Saiba mais sobre isso abaixo!
A tecnologia e os softwares de IA
Com o advento da internet e demais tecnologias, é natural presenciar episódios onde elas são utilizadas para facilitar as nossas vidas. Assim, cada vez mais, as tecnologias têm tomado espaço daquelas atividades que antigamente eram tidas como estritamente manuais.
Essa automatização tem tomado novas proporções após o surgimento das plataformas de inteligência artificial (IA) e a incorporação delas a outros sistemas.
Um grande exemplo disso é o ChatGPT, uma plataforma de criação automatizada de texto por IA, que tem sido utilizada pela população em geral para as mais variadas tarefas.
Redigir currículos
Entre as demandas cabíveis a esse software, uma tem ganhado destaque recentemente, sobretudo entre a população mais jovem e de recém formados, que é o uso desses programas para elaboração de currículos.
De acordo com pesquisas, 47% dos universitários estão interessados nesses programas para criar currículos, enquanto outros 25% já utilizaram dessas plataformas com o intuito de redigir currículos e cartas de apresentação.
Opiniões controversas
Mas qual o motivo de tamanha aderência dos mais jovens a essas tecnologias para a escrita de currículos? E será que esses currículos são bem vistos pelo departamento de recursos humanos (RH) das empresas?
Quanto ao motivo do uso, é uma mistura de praticidade desse método, e de preocupação acerca da qualidade da escrita e se ela é suficiente para garantir uma entrevista.
Afinal, esses programas têm o incrível potencial de deixarem os candidatos expressarem melhor suas competências e causar uma boa primeira impressão nos avaliadores.
Apesar disso, o uso do ChatGPT para escrita de currículos não é visto com bons olhos por pelo menos 39% dos funcionários de RH, que aconselham o uso dos métodos mais tradicionais e de uma linguagem autêntica.
Embora, devido ao grande desenvolvimento dessas tecnologias geradoras de texto, a distinção entre um currículo gerado e um escrito esteja cada vez mais difícil.
Comentários estão fechados.