Curso online e gratuito da USP ensinará Ciência para garotas

O projeto Astrominas tem como objetivo ensinar Ciência para alunas da educação básica e estimular futuras carreiras femininas na área. As inscrições vão até o dia 20 de maio e as aulas se iniciam no começo de junho.

0

A Universidade de São Paulo (USP) abriu inscrições para um curso online e gratuito que ensinará Astronomia, Matemática, Física, Geociência e Astrobiologia para alunas do 9º ano do Ensino Fundamental II ao 2º ano do Ensino Médio.

A ação faz parte do projeto Astrominas, realizado pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP). O projeto tem como objetivo o empoderamento de meninas através da ciência e terá duração de cinco semanas.

As atividades serão realizadas pela internet, por meio de aulas, experimentos, murais, palestras, conversas com cientistas convidadas e orientação das chamadas “fadas madrinhas”, cientistas da equipe do projeto.

Projeto Astrominas

O projeto nasceu em 2019 e foi idealizado por mulheres do IAG/USP e outros institutos da área de exatas. Foi criado com o objetivo de ensinar ciência para alunas de educação básica e facilitar seus acessos à universidade.

Além disso, visa estimular que mais mulheres optem por carreiras nas áreas de Ciência e Tecnologia, assim como desconstruir o estereótipo de uma ciência majoritariamente masculina.

A Astronomia, por seu perfil altamente interdisciplinar, foi escolhida como ferramenta no projeto, que é coordenado pela professora Dra. Elysandra Figueredo Cypriano e possui na comissão organizadora a professora Lilian Maria Soja e quatro alunas de graduação. Além disso, conta com graduandas e pós-graduandas como voluntárias.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meninas de todo o Brasil, desde que tenham acesso a um dispositivo com internet para assistir aos vídeos e participar de grupos de discussão no Whatsapp. É importante ressaltar que o projeto engloba apenas meninas (cis e trans), que estejam cursando atualmente do 9º ano do Ensino Fundamental II ao 2º ano do Ensino Médio.

Para se inscrever, é necessário o preenchimento de um formulário online no site do Astrominas. As vagas serão sorteadas e o prazo final para inscrição será no dia 20 de maio. As atividades serão gratuitas e realizadas totalmente à distância, entre 1º de junho até o dia 3 de julho.

O projeto requer dedicação da aluna de 1 hora por dia, e o certificado digital será emitido após o cumprimento de todas as atividades.

Leia também: Udemy lança curadoria com 700 melhores cursos gratuitos

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.